Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dilea Frate grava programa infantil em Nova Friburgo

Nova Friburgo voltará à mídia, aos poucos, positivamente. A visita da jornalista e escritora de livros infantis Dilea Frate, diretora do "Programa do Jô” por muitos anos, trouxe a boa notícia na sexta-feira, 28, da reestréia do seu programa “TV Piá”, no canal Brasil. As imagens foram gravadas durante as visitas aos abrigos, quando esteve acompanhada do secretário municipal Pró-Leitura, Álvaro Ottoni. Ambos não só contaram histórias, mas distribuíram livros autorais.

Dilea Frate entrevistou voluntários, professores e sobretudo crianças, filmou brincadeiras, presenciou apresentação do escritor Álvaro Ottoni, que tem se apresentado diariamente em abrigos. Dilea provocou as crianças para que entrevistassem umas as outras sobre a situação em que estão vivendo, sobre a realidade, seus sonhos, esperanças e planos. “Os relatos foram comoventes, muito duros de ouvir, porém todos narrados por corações esperançosos, certos de que terão em breve suas casas, que voltarão a estudar”, destacou o secretário Álvaro.

Dois depoimentos, entre tantos presenciados pelos escritores Dilea e Álvaro, ficarão na memória: “daqui há pouco terei outra casa, volto a estudar, não sei se em outra escola, e aí tenho que crescer, todo mundo cresce, né? E vou ser bombeiro. Não é por que eu vi o que os bombeiros fizeram não, eu sempre quis ser bombeiro”, (menino, 9 anos); “aprendi com isso tudo que a gente tem que ajudar os outros, que ninguém é melhor do que ninguém. Eu era também muito brigão, mas agora não sou mais não, agora eu acho que todo mundo é irmão e que todo mundo tem que ter carinho”, (menina de 9 anos).

Encantados com as crianças, três delas foram selecionadas por Dilea para ser acompanhadas durante um ano, através de seu programa TV Piá, no sentido de mostrar a volta à rotina: a escola, a nova habitação, as brincadeiras, os novos hábitos diante de uma nova realidade. O projeto da jornalista foi apresentado no mesmo dia ao secretário de Comunicação Social da Prefeitura, David Massena, que de imediato se colocou à disposição para acertar detalhes do trabalho.

FOTO: Alvaro Ottoni, Dilea Frate e David Massena

Nenhum comentário:

Postar um comentário