Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BOLETIM LEPTOSPIROSE 25/02

Período: 12/01/2011 a 25/02/2011 até às 15h30

Número de casos confirmados:80
Número de casos descartados:140
Número de casos suspeitos sob investigação:253
Número de casos suspeitos aguardando confirmação laboratorial:41
Número de casos sem coleta de amostra de sangue:70
Número de Internações: HUNF: 00
                                          Day Hospital: 00
                                          UPA: 00
HMRS: 02



(Fonte de Informação: Divisão de Vigilância Epidemiológica)

Prefeitura conta com parceiros para colocar a cidade em ordem

A Prefeitura de Nova Friburgo não vem medindo esforços para colocar a cidade em ordem. Em parceria com os comerciantes e moradores do entorno da Praça Getúlio Vargas, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos dará total apoio ao mutirão de limpeza a ser realizado no próximo domingo, 27, a partir das 7 horas. E graças às parcerias, quem passar pelas praças Marcílio Dias, Suspiro e Getúlio Vargas (Centro), Lafayete Bravo (Conselheiro Paulino), Castelo Branco (Duas Pedras) e 1º de Maio (Olaria) perceberão o sistema de iluminação instalado pela Companhia Municipal de Energia e Iluminação - Rioluz - , empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Segundo o responsável pelo setor de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos de Nova Friburgo, o engenheiro eletricista Marcelo Maselli, o sistema é o mesmo instalado na Av. Presidente Vargas, na cidade do Rio de Janeiro. "O diretor de instalação e manutenção sul da Rioluz, Paulo Cesar dos Santos, que esteve em Nova Friburgo executando o serviço nas praças centrais de Nova Friburgo informou que a iluminação é antidepressiva, pois reaviva as cores. As luminárias, embora pequenas, são altamente eficientes", comentou Marcelo.

Conforme relatório da Companhia sobre as reformulações executadas nas praças de Nova Friburgo, na praça Marcílio Dias foram instaladas oito luminárias LRJ-32, com uma lâmpada MVM 400W cada (poste alto) e normalizadas todas as lâmpadas fluorescentes, sendo que no entorno foram instaladas 18 luminárias LRJ-33, com uma lâmpada de VS 250W (cada) e quatro luminárias LRJ-32, com uma lâmpada VS 400W cada (poste alto).

Na Praça Getúlio Vargas, 54 lâmpadas VS 250W foram substituídas pelo modelo MVM 250W. Já na Praça do Suspiro, todos os postes baixos existentes receberam lâmpadas fluorescentes compacta de 20W, além de serem instaladas oito luminárias LRJ-32 com uma lâmpada MVM 400W cada (poste alto) e instalado cinco projetores PRJ-10, sendo quatro com uma lâmpada VS 400W e um com uma lâmpada MVM 400W.

Na Praça Lafayete Bravo foram instaladas duas luminárias LRJ-32, com uma lâmpada MVM 400W (cada); três luminárias LRJ-32 com uma lâmpada VS 400W (cada); e três luminárias LRJ-33, com uma lâmpada VS 250W. Na Praça Castelo Brnaco foram instaladas quatro luminárias LRJ-32, com uma lâmpada MVM 400W (cada). Já na Praça 1º de Maio foram instaladas luminárias LRJ-32, com uma lâmpada MVM 400W (cada) e normalizadas todas as lâmpadas fluorescentes compactas de 20W existentes.

Nova iluminação da Praça Getúlio Vargas. (Crédito/Foto: Daniel Marcus)

Prefeito assina cheque de compra do terreno da Fazenda da Laje

O prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto assinou na manhã desta sexta-feira, 25, o cheque de desapropriação do terreno da Fazenda da Laje, onde serão construídas as moradias destinadas às vítimas das chuvas de janeiro.

O recurso para compra da área, no valor de R$ 544 mil, foi obtido através da conta de ajuda aos desabrigados S.O.S Nova Friburgo (Banco do Brasil – AG. 0335-2, C/C. 120.000-3), que recebeu doações de todo o país.

Estavam presentes durante a assinatura do documento o secretário de Fazenda, Francisco Assis Corrêa, o tesoureiro, Gustavo Barroso Pinheiro e o assessor jurídico da prefeitura, Carlos Henrique Correa.

Assinatura aconteceu no gabinete da prefeitura. (Crédito/Foto: Daniel Marcus)

Prefeitura e Inea estudam projetos de proteção a áreas verdes

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, esteve reunido nesta quinta-feira, 24, com o prefeito Dermeval Neto, para tratar da instalação de uma sede da instituição no distrito de Lumiar, que atuaria, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na fiscalização de regiões de proteção ambiental e fomento ao turismo local.

A pauta do encontro também abordou o projeto de desapropriação, pelo Estado, de uma área no Parque dos Três Picos, para criação de uma subsede do Inea, que reuniria um centro de visitantes, museu de montanhismo, além do alojamento de guardas ambientais, para proteção do sítio ecológico.

Segundo André Ilha, o Parque dos Três Picos, que compreende uma área protegida de 65 mil hectares e é um dos maiores da América Latina, localizado em Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Nova Friburgo, tem um grande potencial não explorado para o ecoturismo na região.

- Com a construção da unidade de conservação, o retorno para o município, tanto em turismo quanto na arrecadação de ICMS Verde, imposto pago por área de preservação permanente, seria extremamente valioso para atrair a atenção de um extenso público que pratica a atividade turística ambiental, avaliou André.

A contrapartida do município seria a contratação de seis funcionários (três para a sede de Lumiar e outros três para o parque), o que será estudado pelo prefeito, respeitando o limite estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal, relativa à folha de pagamento da prefeitura.

Montanhismo e circuitos turísticos

Dermeval e a equipe do Inea também estudam a possibilidade de instituir um decreto de reconhecimento de áreas para prática específica do montanhismo, atividade tradicional em Nova Friburgo desde a década de 1940.

O prefeito também nutre a ideia de criar circuitos turísticos definidos, para que o visitante possa conhecer as belezas da cidade em locais e corredores específicos, à maneira como é feito na Europa, onde há caminhos famosos por onde os turistas são levados em companhia de guias locais.

Presentes também à reuinão, os secretários de Obras, Hélio Corrêa, de Governo, José Ricardo Lima e de Meio Ambiente, Eduardo de Vries.

André Ilha explica ao prefeito os projetos do Inea. (Crédito/Foto: Daniel Marcus)

Mutirão de limpeza na Praça Getúlio Vargas

A Secretaria de Serviços Públicos prestará auxílio a moradores e comerciantes do entorno da Praça Getúlio Vargas para o mutirão de limpeza do próximo domingo, 27.

O trabalho, que terá início às 7h, pretende retirar a terra ainda depositada nas ruas, além de promover a desobstrução de bueiros e a retirada de entulhos.

A medida tem o intuito de melhorar o aspecto de um dos mais importantes pontos turísticos de Nova Friburgo, além de facilitar o trânsito dos moradores e clientes do comércio local.