Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SAMU REGIONAL É DISCUTIDO EM NOVA FRIBURGO

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 17, na Coordenadoria da Secretaria Estadual de Saúde, sediada em Nova Friburgo, os 16 municípios da região serrana e centro-norte fluminense iniciaram o processo de instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-regional), que ampliará o socorro pré-hospitalar em situações de emergência.

Entre as 28 ambulâncias garantidas para a região, serão entregues 20 Unidades de Suporte Básico (USB) e outras oito Unidades de Suporte Avançado (USA).

Cada USB conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As USA, também conhecidas por UTI-Móvel, possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

Elas vão permitir a cobertura de 16 municípios pelo Samu/192, que terá bases descentralizadas em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Carmo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras e Guapimirim.

Na reunião, estavam presentes os secretários de Saúde das cidades beneficiadas. O projeto foi debatido durante toda a tarde e será adaptado de acordo com as demandas regionais para posteriormente ser implantado. As ambulâncias do SAMU já estão atendendo, em sistema emergencial, nas cidades atingidas pelas chuvas de janeiro.

Entenda o SAMU/192

Ao ligar para 192, o cidadão será atendido por um Técnico de Atendimento e Regulação Médica (TARM), que irá colher todas as informações necessárias para o preenchimento da ficha do paciente, como em um hospital. Em seguida, a ligação será passada para o médico regulador, que fará a análise do quadro do paciente, enviando a unidade mais adequada. Em casos comuns, não emergenciais, o médico dará a orientação necessária ao paciente, sem necessidade de envio da ambulância.

Qualquer atendimento solicitado relacionado à violência, a unidade do SAMU vai acompanhada de uma equipe da Polícia. Em acidentes de trânsito o SAMU trabalha em conjunto com os Anjos do Asfalto e, no caso de óbitos, os profissionais acionam os recursos necessários.

Algumas unidades do SAMU são UTIs móveis, que possuem equipamentos necessários para estabilização do paciente e posterior remoção ao hospital.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E EMBRAPA PRIORIZAM AÇÕES PARA RECUPERAR ÁREAS DE PRODUÇÃO DESTRUÍDAS

Os pesquisadores da Embrapa, do Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA – Nova Friburgo), com apoio do secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, começaram os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva dos solos nas propriedades atingidas pelas chuvas. O Núcleo foi instalado há três anos e conta com vários projetos na região.

De acordo com os pesquisadores, o momento é de canalizar as pesquisas para promover cultivos que minimizem o impacto no ambiente e o uso eficiente de recursos. Nesse sentido, já estão elaborando uma proposta para gestão dos resíduos orgânicos do município. Aliado a isso, pretendem intensificar as ações de adaptação e difusão de práticas agrícolas conservacionistas, bem como a realização do II Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha.

ESCRITÓRIO AVANÇADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CHEGA A VARGEM ALTA

A partir desta quinta-feira, 17, o Escritório Avançado da Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com a Emater-RJ, presta atendimento aos agricultores de Vargem Alta.

O Escritório ficou na CEASA de 25/01 até ontem, 16, para efetuar o levantamento das perdas sofridas pelos produtores rurais.

A ação pretende incluir os agricultores na obtenção de ajuda emergencial não-reembolsável do Programa Rio Rural. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo do Estado e Banco Mundial, financiadores do programa.

Juntamente com esse trabalho, duas equipes de engenheiros especializados da UERJ fizeram estudos dos danos causados nas estradas vicinais, galhos e pontas, pontes e pontilhões, e deslizamentos de encostas. Os dados serão enviados à Secretaria estadual de Agricultura para captação de verba de reconstrução.

Empréstimo Pronaf Emergencial

O Escritório Avançado, através da Emater-RJ, continua recebendo os pedidos de empréstimo ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no valor de R$ 2 mil, a juros de 0,5% ao ano, com prazo de dois anos para pagamento; o recurso é destinado aos agricultores familiares detentores da DAP – Declaração de Aptidão. Os pedidos são feitos sem maiores formalidades nem exigência de aval e encaminhados ao Banco do Brasil, cabendo ao interessado comparecer na agência local para assinar o contrato e receber o dinheiro.

A Secretaria de Agricultura esclarece que os créditos serão feitos na conta corrente do Banco do Brasil em nome do beneficiário, sem qualquer ônus para este.

Pronaf “Mais Alimentos”

A grande novidade para os floricultores de Vargem Alta é que o Pronaf “Mais Alimentos” foi estendido aos demais segmentos, neste caso a floricultura, com limite de até R$ 130 mil, carência de até dois anos e prazo de 10 anos para pagamento.

Já o Pronaf Investimento concederá bônus emergencial (desconto) por ocasião do vencimento das parcelas, mediante percentual a ser fixado de acordo com o que ficar apurado no laudo de perdas elaborado pela Emater-RJ.

SECRETÁRIOS DE FAZENDA DO ESTADO E MUNICÍPIO SE REÚNEM PARA TRATAR DO IMPACTO DAS CHUVAS NA ECONOMIA

Os secretários de Fazenda de Nova Friburgo, Francisco Assis Corrêa, e do Estado, Renato Villela, estiveram reunidos no Rio de Janeiro para tratar da situação econômica do município. Entre os assuntos em pauta, destacaram-se o impacto que a tragédia das chuvas causará sobre o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à prefeitura, além da queda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Preocupado com o possível decréscimo da receita municipal, Francisco estabeleceu como prioridade a elaboração técnica das necessidades financeiras de Nova Friburgo junto aos governos do Estado e da União, a fim de que o município possa suportar os efeitos imediatos no contexto econômico pós-catástrofe.
Na reunião, foi discutida ainda a desburocratização formal do acesso ao crédito pelas empresas de Nova Friburgo junto aos agentes financeiros representantes do BNDES, a fim de que o mercado de trabalho e a economia local sejam reaquecidos.
O prefeito Dermeval Neto já manifestou aos governos estadual e federal sua preocupação quanto à manutenção da oferta de empregos na cidade e a urgência no aporte de recursos às empresas, para que a arrecadação do município não sofra severamente e a prefeitura possa continuar sua linha de investimentos.   

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO ADOTA MÉTODO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO

Profissionais da área de educação das secretarias municipais de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro se reuniram no teatro do Colégio Anchieta durante dois dias - 15 e 16 de fevereiro -, com o objetivo de apresentar o material pedagógico adotado na capital do Estado e que será utilizado em nosso município. Juntamente com a Ediouro, a secretaria de Educação do Rio doou todo o material pedagógico para o 1º bimestre de 2011, que será utilizado pelos professores e alunos de nossas escolas.
      O encontro foi organizado pelas coordenadoras do Ensino Fundamental, Andrea Moraes (Anos Iniciais) e Marcia Daflon (Anos Finais), de Friburgo. Participaram as coordenadoras Maria de Fátima Cunha e Ana Cristian Veneno, e as educadoras Valeria Querido, Leticia Carvalho Monteiro, Ilca Valeria Santos, Beatriz Santos, Silvia Couto, Ana Paula Lisboa, Maria Lúcia e Simone Fadel, do Rio.
     No segundo dia do evento, o secretário de Educação, Marcelo Verly, agradeceu à secretária de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, ao prefeito Eduardo Paes e a toda equipe de Educação pelo apoio oferecido, desde a primeira hora.
      “A presteza de nossos colegas do Rio foi um conforto e propiciou uma parceria que nos levou a conhecer as ações que a prefeitura do Rio vem desenvolvendo para melhorar a qualidade da educação carioca. Assim, pudemos agir rapidamente para alojar as famílias nas escolas ao mesmo tempo em que tratamos de dar um passo importante na melhoria da educação do nosso município. No entanto, ainda vivemos um momento de dor e tristeza, e devemos refletir sobre tudo o que aconteceu. Nossos sentimentos se voltam para aqueles que perdemos - 66 alunos e cinco profissionais -, e para as famílias que estão passando por dificuldades, vivendo em abrigos. O caminho para a reconstrução é longo, estamos dando os primeiros passos. O que significa dizer que estamos caminhando ainda que lenta e cuidadosamente para chegarmos ao fim dessa estrada muito melhores do que estávamos antes desta tragédia”, discursou, na abertura do encontro.
     O secretário informou ainda que foi enviado ao MEC um relatório apontando as principais demandas do município como a reposição de material didático e mobiliário destruídos pela inundação da cidade, e a disseminação do Programa Mais Educação, que até então atendia apenas as 16 escolas que apresentavam o menor IDEB do município, e passa agora a atender a 62 unidades com o apoio do governo federal. Citou também a proposta de construção dos CEIs (Centro de Ensino Integrado), assim como os CIEPs serranos que substituirão as escolas comprometidas e atenderão a um maior número de alunos.
      “Desta forma, hoje somos os precursores no interior do Estado a usar esse importante material pedagógico. Por outro lado, estamos empenhados, com todo o esforço da secretaria, em consolidar parcerias, como a que firmamos com a EMOP (Empresa de Obras Públicas do Rio), entre outras, para a recuperação da estrutura física das nossas unidades. Todos nós sabemos que estes prédios, com raríssimas e honrosas exceções, já não estavam em boas condições ou não eram obras de boa qualidade, muito antes das chuvas. Agora, três dessas creches e escolas foram totalmente destruídas, como a da comunidade Rui Sanglard. Há cinco unidades condenadas pela Defesa Civil e mais 94 afetadas direta ou indiretamente, que estão passando por reforma, limpeza pesada e recuperação mais leve. Diante de tal quadro, nesta última terça-feira decidimos que nenhuma unidade será liberada sem que um rigoroso laudo assegure a integridade física dos funcionários e alunos, assim como uma análise bacteriológica das condições da água a ser usada”, informou.
      Em seguida, o secretário acrescentou mais alguns nomes à lista das unidades liberadas para funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 21, lembrando que novas escolas ou creches deverão ser anunciadas a cada dia, à medida que a Defesa Civil for liberando após conferir reformas e limpeza. 

PREFEITO DERMEVAL VISITA ELETRONUCLEAR

Dermeval foi recebido pelo diretor presidente
O prefeito Dermeval Neto e o secretário de Comunicação Social, David Massena, estiveram na última segunda-feira, 14, na sede da Eletronuclear no Rio de Janeiro e foram recebidos pelo diretor presidente Othon Luiz Pinheiro da Silva, que prestou solidariedade ao município de Nova Friburgo e abriu as portas da empresa pública de energia para a utilização de tecnologia e serviços dos profissionais residentes.
Natural de Sumidouro, Othon, 72 anos, é vice-almirante da Marinha Brasileira, além de engenheiro naval, com mestrado na Escola de Ciência de Engenharia de Massachusetts, Estados Unidos. Com apenas 30 anos, o oficial das forças armadas e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, iniciou e gerenciou o processo de introdução do Ciclo do Combustível Nuclear e Propulsão Nuclear para Submarinos. Foi gerente responsável pelo desenvolvimento das ultracentrífugas brasileiras para enriquecimento de urânio, sendo o pioneiro da instalação da energia nuclear no país.
Dermeval ficou impressionado com a estrutura e desenvolvimento do programa nuclear brasileiro e orgulhoso de saber que um cidadão de Sumidouro, cidade vizinha a Nova Friburgo, tenha sido o principal responsável pelo começo dos estudos nucleares no Brasil.
O encontro estreitou os laços de Othon com a região e ensejou a oportunidade de inserir os municípios vítimas da catástrofe do dia 12 de janeiro nos planos da gigante da energia brasileira e mundial.

David Massena (E), Dermeval e Othon conversam sobre apoio à região serrana.

COLETIVA DE IMPRENSA - EDUCAÇÃO

O secretário de Educação de Nova Friburgo, Marcelo Verly, concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira, 18, às 10h, no auditório da Oi/Telemar, em frente à Prefeitura Municipal, para tratar do retorno às aulas, marcado para o dia 21 de fevereiro e fazer um balanço do setor depois da tragédia ocorrida em janeiro.

LOCAL: AUDITÓRIO OI/TELEMAR
DATA: 18/02
HORÁRIO: 10H