Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de março de 2011

AMAE SERÁ MAIS RIGOROSA NA FISCALIZAÇÃO

A Autarquia Municipal de Água e Esgoto de Nova Friburgo (AMAE), agência reguladora e fiscalizadora das concessões de serviços públicos no município, será mais exigente nas consultas às concessionárias.

Cabe à autarquia fiscalizar o fornecimento de água potável, despejo de esgoto, coleta de lixo doméstico e hospitalar, transporte coletivo urbano e rodoviário, os contratos junto aos terminais rodoviários, teleférico, iluminação pública e mais recentemente os cemitérios de todo município.

A autarquia, que tem como diretor-superintendente o engenheiro Carlos Augusto Barboza Pessoa, possui um canal direto com a população para esclarecimentos, denúncias e informações pelo telefone (22) 2525-9188 ou na sede da autarquia na Avenida Alberto Braune, 223, centro.

Prefeitura recebe visita do BID

Banco Interamericano oferece linha de crédito

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram nesta terça-feira, 1º de março, em Nova Friburgo, para tratar de uma linha de crédito ao município voltada para investimentos em infraestrutura, planejamento urbano, habitação, tecnologia, desenvolvimento econômico e programas sociais.

O secretário de Governo, José Ricardo Lima, discutiu a viabilidade de implantação do mecanismo de financiamento do programa PROCIDADES do BID em intervenções nos setores atingidos pelas chuvas e estruturação do projeto de reconstrução da cidade.

Foto: Daniel Marcus

 Na próxima quinta-feira, 3, em Petrópolis, uma carta-consulta, formatada por técnicos da prefeitura, deverá ser apresentada em reunião com o Banco a fim de prover os analistas da instituição de dados suficientes para compor o aporte de verbas compatível com as necessidades do município.

PROCIDADES

 
O PROCIDADES, que gera empréstimos de até 50 milhões de dólares, com cinco anos de carência e 25 para quitação, envolve contrapartidas do município, estado e união, sendo que no caso específico de Nova Friburgo, atingido pelo impacto negativo na economia, estuda-se alternativas de diluir os pagamentos em programas do governo federal.

Os investimentos da linha de crédito internacional, já instalada em 13 cidades brasileiras, contam ainda com a expertise do BID para desenvolvimento de projetos, com auxílio dos técnicos do banco. As projeções, feitas a longo prazo, contemplam o desenvolvimento em todos os setores do município, promovendo um plano concreto de evolução sócio-econômica em sinergia com as três esferas do executivo (município, estado e união).  

INFORME DEFESA CIVIL

Defesa Civil sai do Estágio de Alerta

A Defesa Civil de Nova Friburgo informa que saiu do Estágio de Alerta, voltando ao Estágio de Vigilância. As previsões de chuva para as próximas 24h no município, segundo o coordenador do órgão, cel. Roberto Robadey, são de 15mm.

Robadey reforça o pedido para que os imóveis interditados não sejam ocupados até que novas avaliações ocorram por parte dos técnicos da Defesa Civil. Novos boletins serão emitidos de acordo com a evolução das previsões metereológicas.

Fundação Girasol e Prefeitura Municipal planejam projetos para infância e juventude

O prefeito Dermeval Neto recebeu nesta segunda-feira, 28, representantes da Fundação Girasol para tratar de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social, a fim de implantar em Nova Friburgo o Projeto Recriar, que atua em conjunto com a Secretaria de Assistência Social no tratamento de crianças e adolescentes em situação de risco. 
O diferencial do programa é a abordagem junto ao núcleo familiar, na intervenção ao jovem dentro do contexto do uso de substâncias proibidas, incentivando o envolvimento dos pais nas questões de desvio social dos filhos.
Outro programa já implantado no município pelo Girasol, em parceria com a prefeitura e a promotoria e juizado da Infância e Juventude, intitulado de Justiça Terapêutica, funciona com uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, assistentes sociais) no trato a adolescentes que cometem atos infracionais. 
Os cuidados com o jovem têm como objetivo a suspensão da necessidade do regime fechado para os atos consequentes do uso de drogas, retornando o infrator ao convívio social totalmente reabilitado.   

Alvará provisório

José Carlos da Motta, secretário de Turismo de Nova Friburgo, solicita o comparecimento à esta secretaria de todos os proprietários de pousadas e hotéis de Lumiar e São Pedro da Serra,para a realização de revisão dos alvarás. Para informações : (22) 2533 - 1811 ou comparecer na sede da secretaria, agora localizada na Avenida Alberto Braune,224/2° andar-Sl. 210.