Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Nova Friburgo terá creche reconstruída por reality show da Rede Record

Segundo o secretário de Turismo, José Carlos da Motta, a apresentadora do programa da Rede Record, "Extreme Makeover Social", Cristiana Arcangeli e o chefe da Casa Thomé de Souza, Pierre Thomé de Souza, estarão em Nova Friburgo na próxima segunda-feira, 14, para uma reunião onde serão discutidos os detalhes finais da edição do programa que beneficiará uma creche friburguense. A dupla deverá chegar de helicóptero no campo do 11° Batalhão da Polícia Militar, às 10h.

Cristiana Arcangeli é a líder do "Extreme Makeover Social" e comanda o time de arquitetos e construtores deste reality show, que trabalha na reconstrução de espaços educacionais. Cristiana sempre esteve à frente de grandes empreendimentos, sendo que na mesma Rede Record, já foi conselheira do empresário João Dória Jr., em "O Aprendiz".

Motta receberá a apresentadora e o chefe da Casa Thomé de Souza para definição, em consonância com a Secretaria de Educação, da creche a ser beneficiada e os detalhes do projeto de reforma do estabelecimento de ensino.

Prefeito recebe comissão da Alerj

O prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, recebe neste sábado, 12, às 9h, em seu gabinete, uma comissão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), formada pelos deputados Rogério Cabral, Luiz Paulo, Comte Bittencourt, Sabino, entre outros, que oferecerão apoio ao município e visitarão os pontos mais atingidos pelas chuvas de janeiro.

Centenas de friburguenses serão alfabetizados com metodologia do SESI em unidades educacionais do município

O secretário municipal de Educação Marcelo Verly, juntamente com a professora Jussara Camilo, da equipe da EJA (Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação), recebeu a diretora da escola Sesi, Karina Mello, e a coordenadora pedagógica Gleicy Vasconcelos, ambas da Firjan, para firmar parceria junto ao Programa Analfabetismo Zero.

Segundo as professoras, a meta do programa é eliminar o analfabetismo entre os trabalhadores e pessoas das comunidades onde funcionam as unidades da rede municipal de ensino, através do Sistema Firjan, e por meio do Sesi/RJ.

“Esse programa, além de elevar a qualidade de vida do trabalhador e demais pessoas da comunidade, ajuda-o a entender melhor os treinamentos, manuais e sinalizações, aumentando sua produtividade, com consequentes ganhos em eficiência”, explicaram.

De acordo com Gleicy e Karina, não existe ação mais transformadora da sociedade do que a Educação. “A educação muda as pessoas, lhes dá mobilidade social e colabora para uma maior eficiência das empresas”.
As professoras esclareceram ainda que as aulas são dirigidas não apenas para os que não sabem ler e escrever, “como também as que leem e escrevem letras, mas não fazem junção de sílabas, e os que reconhecem sílabas e palavras, mas não formam palavras ou frases simples”.

Verly declarou ao final do encontro: "Apoiamos integralmente a iniciativa, haja vista a vasta experiência do Sesi tanto na qualificação profissional quanto na formação educacional básica de milhares de cidadãos. Essa parceria dará muitos frutos, e tem sido prática constante da gestão do prefeito Dermeval."
No dia 14, às 14h, Gleicy e Karina terão encontro com as diretoras das escolas e creches localizadas em bairros onde haja demanda por este tipo de público-alvo, para acertar a divulgação. O encontro será realizado no auditório do prédio da Oi, onde funciona a Secretaria de Educação.

Informações sobre o número de vagas, horário das aulas, duração e local, podem ser obtidas com a coordenadora pedagógica Gleicy Vasconcelos, através do e-mail gvasconcelos@firjan.org.br

Prefeitura desapropria terreno para construção de 50 casas

O prefeito Dermeval Neto aguarda apenas a conclusão dos trâmites legais, o que deve acontecer já na próxima semana, para desapropriação de terreno na localidade de Invernada, próxima a Conselheiro Paulino, onde serão construídas 50 casas destinadas aos desabrigados das chuvas do dia 12 de janeiro.

Localizada a apenas dois quilômetros do asfalto, a área de 266 mil metros quadrados será adquirida com recursos da conta emergencial S.O.S Nova Friburgo, que recebeu donativos de todo o país para auxílio à reconstrução da cidade.

Após a desapropriação, o projeto será licitado em caráter de urgência e as obras iniciadas, com prazo de 45 dias para serem concluídas. O prefeito faz questão de dar celeridade ao processo para atender o mais rápido possível a população que teve seus imóveis destruídos pela enxurrada.

Fazenda da Laje

O terreno da Fazenda da Laje, já desapropriado pela prefeitura, que deverá abrigar cerca de duas mil moradias às vítimas das chuvas, está em fase final de adaptação para início das obras. O projeto passa ainda por detalhes técnicos de sondagem do solo e estudos de infraestrutura antes das construções serem iniciadas.

Prefeitura lança Projeto de Reconstrução do Trânsito

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Autran e com apoio da Secretaria de Ordem Urbana, apresentou nesta quinta-feira, 10, o projeto de recuperação do trânsito da cidade. O prefeito Dermeval Neto abriu a coletiva de imprensa pontuando a necessidade de se construir um caminho concreto a se seguir para solucionar o imbróglio da estrutura viária do município.

A grande novidade é a concessão à iniciativa privada dos serviços da Zona de Estacionamento Rotativo (ZERO). Segundo a Autarquia de Trânsito, o projeto escapa dos modelos de terceirização seguidos no Brasil, substituindo o repasse pela concessionária de porcentagem no faturamento por investimentos na modernização do sistema de controle do tráfego.

O novo plano de trânsito prevê, a pedido do prefeito, a geração de trabalho e renda, obrigando a concessionária a manter agentes fiscalizadores no controle das ruas, além da manutenção e renovação dos semáforos, inclusão de viaturas com rádio comunicação, radares com sensores de velocidade e um sistema tecnológico do tempo e sincronização dos sinais.

O superintendente da Autran, cel. Celso Novaes, avalia o projeto como a única saída para o caos no trânsito friburguense, que mantém a mesma estrutura de controle há 15 anos, sem nenhum avanço no setor. “Com o novo plano, poderemos não só modernizar o sistema de tráfego, como gerar trabalho e diminuir sensivelmente os acidentes que vitimam centenas de pessoas por ano na cidade”.

De acordo com o projeto, que deve ser enviado à Câmara Municipal para aprovação, a concessionária que vencer a licitação terá 15 anos para exploração do serviço e deverá cumprir todas as exigências previstas em contrato, sob a fiscalização da Autran, que continuará no comando geral do trânsito.

Cel. Celso Novaes explica a importância do projeto de trânsito. (Foto: Leonardo Vellozo)

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de Cota Única e 1ª Cota do IPTU e ISS

A Prefeitura de Nova Friburgo, através do Decreto nº 037, de 03 de março de 2011, prorrogou o Calendário Fiscal dos Contribuintes Anuais do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD), assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, o pagamento da Cota Única e da primeira (1ª) cota dos respectivos impostos poderá ser feito até 31 de março, com direito a desconto de 10% (dez por cento), e não mais até 19 de março, conforme divulgação anterior.
As pessoas que não receberam o carnê de IPTU, mas possuem Internet, devem acessar o site da Prefeitura ( http://www.pmnf.rj.gov.br/) para imprimir o boleto. Outra opção é dirigir-se ao Posto de Atendimento, localizado no antigo prédio da Oi, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.

O secretário de Fazenda, professor Francisco Assis Correa Barbosa, informa que, por determinação do prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, a cobrança do imposto dos imóveis oficialmente interditados pela Defesa Civil continua suspensa temporariamente.

Confira abaixo as datas limites para os pagamentos das cotas dos impostos:

IPTU e TCLD
Primeira Cota - até 31 de março de 2011
Segunda Cota - até 19 de abril de 2011
Terceira Cota - até 19 de maio de 2011
Quarta Cota  - até 19 de junho de 2011
Quinta Cota - até 19 de julho de 2011
Sexta Cota - até 19 de agosto de 2011
Sétima Cota  - até 19 de setembro de 2011
Oitava Cota - até 19 de outubro de 2011
Nona Cota - até 19 de novembro de 2011
Décima Cota - até 19 de dezembro de 2011

ISSQ
Primeira Cota - até 31 de março de 2011
Segunda Cota - até 19 de abril de 2011
Terceira Cota - até 19 de maio de 2011
Quarta Cota - até 19 de junho de 2011