Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeitura lança Projeto de Reconstrução do Trânsito

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Autran e com apoio da Secretaria de Ordem Urbana, apresentou nesta quinta-feira, 10, o projeto de recuperação do trânsito da cidade. O prefeito Dermeval Neto abriu a coletiva de imprensa pontuando a necessidade de se construir um caminho concreto a se seguir para solucionar o imbróglio da estrutura viária do município.

A grande novidade é a concessão à iniciativa privada dos serviços da Zona de Estacionamento Rotativo (ZERO). Segundo a Autarquia de Trânsito, o projeto escapa dos modelos de terceirização seguidos no Brasil, substituindo o repasse pela concessionária de porcentagem no faturamento por investimentos na modernização do sistema de controle do tráfego.

O novo plano de trânsito prevê, a pedido do prefeito, a geração de trabalho e renda, obrigando a concessionária a manter agentes fiscalizadores no controle das ruas, além da manutenção e renovação dos semáforos, inclusão de viaturas com rádio comunicação, radares com sensores de velocidade e um sistema tecnológico do tempo e sincronização dos sinais.

O superintendente da Autran, cel. Celso Novaes, avalia o projeto como a única saída para o caos no trânsito friburguense, que mantém a mesma estrutura de controle há 15 anos, sem nenhum avanço no setor. “Com o novo plano, poderemos não só modernizar o sistema de tráfego, como gerar trabalho e diminuir sensivelmente os acidentes que vitimam centenas de pessoas por ano na cidade”.

De acordo com o projeto, que deve ser enviado à Câmara Municipal para aprovação, a concessionária que vencer a licitação terá 15 anos para exploração do serviço e deverá cumprir todas as exigências previstas em contrato, sob a fiscalização da Autran, que continuará no comando geral do trânsito.

Cel. Celso Novaes explica a importância do projeto de trânsito. (Foto: Leonardo Vellozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário