Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Apesar do trabalho intenso, prefeitura ainda precisa de doações e voluntários

Após quase dois meses da tragédia de 12 de janeiro, que vitimou 428 pessoas e deixou cerca de três mil famílias desabrigadas, a Prefeitura de Nova Friburgo ainda trabalha para ampliar os programas sociais e dar moradia a quem perdeu tudo. Dos 89 abrigos oficiais cadastrados no início da catástrofe, 26 estão em funcionamento, recebendo 387 famílias.

O aluguel social, benefício de R$ 500,00 mensais durante um ano, já foi retirado por duas mil famílias, que aguardam nos imóveis alugados a construção das casas populares no terreno da Fazenda da Laje, em Riograndina. Aqueles que ainda residem em abrigos, recebem os cuidados das equipes da Secretaria de Assistência Social.

Segundo o secretário da pasta, Carlos Antônio Maduro, o decréscimo no número de doações faz com que o déficit em produtos essenciais da cesta básica, como sal, açúcar, arroz, carne, óleo, leite, legumes, verduras e café, prejudique o planejamento da rotina de alimentação nos abrigos.

Maduro explica que as doações não podem cessar e solicita a todos que foram solidários com as vítimas da tragédia continuem a direcionar donativos à cidade, pois o estoque de mantimentos organizado na antiga Fábrica Ypu diminui a cada dia.

- Grande parte do grupo de voluntários, que teve papel fundamental durante o período crítico da tragédia, também já retornou às suas atividades rotineiras. A prefeitura precisa que mais pessoas procurem a Secretaria de Assistência Social e voltem a nos ajudar nesse trabalho gigantesco de socorro aos desabrigados, avaliou o secretário.