Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

UCAM, COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, CRIA PROGRAMA “A NOSSA FRIBURGO” E DÁ TREINAMENTO SOBRE REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DA CIDADE

A Universidade Candido Mendes, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através das Secretarias de Comunicação Social e de Turismo, anuncia nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o lançamento do programa acadêmico “A Nossa Friburgo”, que irá atuar na divulgação de informações positivas sobre o município ao longo deste ano, numa ação multimídia dos alunos de Jornalismo e Publicidade. A iniciativa é do curso de Comunicação Social da UCAM Friburgo, através do Projeto Talento Cidadão, em parceria com o jornal A VOZ DA SERRA.
O secretário de Comunicação Social de Nova Friburgo, David Massena, aposta no sucesso do programa e avalia: "Toda iniciativa que venha a contribuir com o projeto de reconstrução de Nova Friburgo é extremamente importante. A união entre a universidade e as comunidades, seja ela em meios virtuais ou concretos, certamente fará crescer essa corrente positiva. O poder público e a sociedade estão de mãos dadas para enfrentar essa tarefa que pertence a todos os friburguenses: reerguer nossa querida cidade".
Durante a apresentação do programa “A Nossa Friburgo”, a partir das 14 horas, no campus da UCAM, no Vilage, o pró-reitor de Coordenação e Expansão, professor Alexandre Gazé, também anunciará a realização de um treinamento sobre marketing digital e redes sociais para os jornalistas e estagiários das Secretarias de Comunicação Social e Turismo da Prefeitura, a fim de capacitar os profissionais de mídia para que possam otimizar a divulgação do município através das ferramentas virtuais hoje existentes. O curso, gratuito, será ministrado pelo gestor de redes sociais da UCAM, jornalista Renan Barreto.
Além de envolver todos os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCAM Friburgo, a Candido Mendes irá colocar à disposição do município sua equipe de marketing digital sediada no campus Niterói, para massificar as informações positivas sobre Nova Friburgo nos blogs e ferramentas de redes sociais dos campi Tijuca, Jacarepaguá, Niterói, Araruama e Vitória (ES). O principal objetivo é desenvolver programas jornalísticos multimídias e campanhas publicitárias que mostrem uma imagem positiva de Nova Friburgo e reforcem a auto-estima de seus habitantes. A supervisão de todo o programa será da jornalista e professora Liliane Souzella, coordenadora do curso de Comunicação Social.

A NOSSA FRIBURGO
A Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo vem realizando, desde 2009, através do Projeto Talento Cidadão, uma série de atividades acadêmicas com o intuito de incentivar a cidadania e a solidariedade. A cada semestre, a coordenação acadêmica do curso de Comunicação Social escolhe um tema a ser trabalhado pelos alunos, numa ação integrada que envolve professores e estudantes do primeiro ao oitavo períodos. Este ano, o tema escolhido para ser trabalhado durante todo o ano de 2011 é “A Nossa Friburgo”.
As atividades são multimídias, com produção de peças publicitárias e textos jornalísticos para jornal impresso, rádio, TV, blogs, redes sociais. Serão realizadas campanhas publicitárias, concursos, exposições, criação de jornais impressos e murais, reportagens especiais, produzidas tanto nas disciplinas obrigatórias da grade curricular quanto nas atividades complementares. Em pauta, exclusivamente assuntos que mostrem o quanto Nova Friburgo continua convidativa, com locais em perfeitas condições de atrair visitantes, oferecendo toda a infraestrutura necessária para o lazer das famílias e hotelaria de primeira qualidade.
O Programa “A NOSSA FRIBURGO” irá desenvolver campanhas publicitárias e reportagens jornalísticas, ao longo de todo ano, para mostrar a seus moradores e potenciais visitantes que:
. Nova Friburgo está de pé. E continua linda.
. Sua população é generosa, solidária, forte e determinada a superar as adversidades.
. Inúmeros pontos turísticos continuam intactos.
. Mury, Cônego, Lumiar, São Pedro da Serra conservam suas belezas naturais e roteiros gastronômicos.
. Sua programação de eventos – culturais, esportivos, de lazer – deve ser prestigiada.
. Quem ama Nova Friburgo deve ser incentivado a visitar e consumir na cidade, a fim de contribuir para a sua recuperação econômica.

DIVULGAÇÃO
Toda a produção dos alunos será veiculada em programas da universidade transmitidos nas emissoras de rádio e TV, além de jornais impressos, hoje parceiros da UCAM. Impressos – informativos e folders publicitários divulgando as belezas de Nova Friburgo – serão distribuídos nos principais bairros do Rio de Janeiro e Niterói, a fim de divulgar o turismo da cidade serrana.
A equipe de Comunicação e Marketing sediada na UCAM Niterói dará apoio logístico ao projeto, com quatro jornalistas atuando diretamente na veiculação das informações nas redes sociais: Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. O material também será postado nos blogs e sites das unidades da UCAM.
Quaisquer outros veículos de comunicação, blogs e sites interessados em divulgar o conteúdo produzido pelo programa poderão se integrar ao ‘A NOSSA FRIBURGO”. Da mesma forma, os espaços sob responsabilidade da UCAM – programas de TV, rádio, sites, blogs e impressos -poderão divulgar informações fornecidas por parceiros, desde que afins com a linha editorial do programa.

GINCANA CIDADÃ
O Projeto Talento Cidadão irá realizar, nos meses de março, abril, maio e junho, uma gincana cidadã a fim de arrecadar donativos para as instituições assistenciais do município. Serão escolhidas quatro instituições e definido um único tipo de donativo para cada uma, a cada mês. Todos os alunos da UCAM Friburgo serão convidados a participar, formando equipes para arrecadar os donativos. A equipe vencedora receberá como prêmio um final de semana em hotel-fazenda ou pousada da região (a ser definida via patrocínio), em julho. Outros brindes serão divulgados posteriormente, depois de novas parcerias confirmadas.

ENERGISA BUSCA FORMA DIFERENCIADA PARA AJUDAR VÍTIMAS DA TRAGÉDIA

As empresas do Grupo Energisa resolveram apoiar de forma diferenciada as vítimas da tragédia ocorrida em Nova Friburgo. Segundo o superintendente da Energisa no município, Amaury Damiance, foi criada uma conta corrente para receber doações, sendo que, a cada R$1,00 doado, a Energisa adicionará R$1,00, ou seja, dobrará o valor total arrecadado. A iniciativa tem como objetivo apoiar micro-empresários e profissionais autônomos do setor produtivo de confecção, atingidos pela chuva.
A conta corrente nº 19342-9 do Banco Bradesco (Agência 511-8) – CNPJ 33.249.046/0002-89 – está apta a receber qualquer valor. “A ideia é comprar equipamentos, como máquinas de costuras, para apoiar àqueles que precisam recuperar seus prejuízos. Entendemos que muitos poderão ter dificuldades para conseguir créditos e nós desejamos ajudar, com a ajuda de todos”, esclarece o superintendente da Energisa.
Amaury Damiance informou que o critério a ser utilizado para ajudar os profissionais da área será através de consulta a um cadastro que a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) vem fazendo para identificar a real situação de cada um. “Estamos também estudando a possibilidade de negociar com fornecedores, para que eles possam estudar meios de facilitar pagamentos”, comentou Damiance.   
Informações: http://www.energisa.com.br/novafriburgo/paginasinternas/campanha.aspx 

BOLETIM EPIDEMIOLOGIA 08/02, 16h55

A Divisão de Epidemiologia de Nova Friburgo emitiu nesta terça-feira, 8, às 16h55, boletim atualizado sobre o quadro de leptospirose no município. Segue informação abaixo:
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE
GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Rua Augusto Cardoso, 62 – Centro - CEP: 28.600-000.
Boletim de Informação Epidemiológica de Internação com Suspeita de Leptospirose
Período: 12/01/2011 à 08/02/2011.   até às 16:55min
Número de  casos confirmados:32
Número de casos descartados: 70
Número de  casos suspeitos sob investigação: 229
Número de casos suspeitos aguardando confirmação laboratorial: 96
Número de casos sem coleta de amostra de sangue: 63
Número de Internações:     01 - HUNF
                                            01 - Hospital Day
                                            00 - UPA
                                            07 – HMRS
Resultado do LACEN NEGATIVO, para o óbito de 06/02/2011(Material encaminhado para a FIOCRUZ, para realização de Microaglutinação para Leptospirose e Hepatite A, segundo informação do LACEN recebida por e-mail em 07/02/2011 às 20:19)
(Fonte de Informação: Divisão de Vigilância Epidemiológica)

NOVA FRIBURGO EM SILÊNCIO

Neste sábado, 12, Nova Friburgo conta um mês do desastre ambiental e humano que se abateu sobre a cidade. Os trinta dias da tragédia, que vitimou mais de 421 pessoas e deixou desabrigadas cerca de oito mil, serão marcados por movimentos populares de fé e homenagens.
Portanto, neste dia 12 de fevereiro, Nova Friburgo pede um minuto de silêncio com a seguinte programação:
10h – Praça do Suspiro – Escadaria do Teatro Municipal
- Culto inter-religioso.
11h – Praça do Suspiro
- Serão soltos balões de gás com o nome das vítimas da catástrofe.
12h – Praça Dermeval Barbosa Moreira – Escadaria do IENF
- Um minuto de silêncio;
- Na primeira batida de 12 horas do sino da catedral São João Batista haverá apresentação do toque de silêncio por um músico de uma banda centenária local;
- Em seguida, haverá a oração de “O PAI NOSSO”, com todos de mãos dadas.

PROGRAMA DE AJUDA HUMANITÁRIA PSICOLÓGICA

Rotary Clube promove curso de capacitação
Uma equipe de psicólogos especializada no tratamento de vítimas de catástrofes, oriunda de diversos Rotarys Clubes do Brasil, estará em Nova Friburgo, nos dias 10, 11, 12 e 13, para ministrar curso de capacitação técnica a profissionais de psicologia, psiquiatria e medicina familiar.
A equipe, organizada por rotarianos do bairro Butantã de São Paulo, conta com a experiência do auxílio às vítimas de desastres naturais de Santa Catarina, interior de São Paulo, Maranhão e Niterói.
O custo do programa de capacitação e sua aplicação em Nova Friburgo será suportado por recursos de patrocinadores do clube rotário de São Paulo.
A organização será feita por Reinaldo Franco, governador do Rotary indicado para o biênio 2012/2013 na capital paulista. O trabalho científico será coordenado pela Profª. Dra. em Psicologia, Ana Maria Zampieri, que desenvolve, desde 2008, o Programa de Ajuda Humanitária Psicológica.
O Programa já atingiu, até hoje, 6.600 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de diversos abrigos, além de bombeiros, militares, coordenadores de abrigos e profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
OBJETIVOS
Segundo Ana Maria Zampieri, o Programa pretende oferecer aos profissionais que tratam de pessoas danificadas pela tragédia na Região Serrana, em 2011, recursos teórico-técnicos para assistência psicológica necessária, a fim de aliviar o sofrimento causado pelo evento traumático.
- Além do alívio aos problemas causados pela catástrofe, apoio psicoeducativo aos pais, autoridades e professores, visamos também fornecer ferramentas para lidar melhor com as crianças, adolescentes e adultos traumatizados e, desta forma, evitar sintomas futuros como: agressividades, violências, dificuldades escolares, pânicos, desesperanças, depressões, uso abusivo de drogas e álcool e idéias suicidas, entre outros, avaliou a doutora.
LOCAL
Universidade Candido Mendes 
DATAS E HORÁRIOS
Dia 10/02  
14h às 15h - Abertura do prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, pronunciamentos de membros do Rotary e secretários Municipais.
No decorrer da tarde o trabalho será restrito aos psicólogos e médicos.
Dia 11/02
8h às 17h - Capacitação restrita aos psicólogos e médicos e atendimento nos abrigos, conforme programa já enviado aos coordenadores.
Dia 12/02 
14h às 17h - Capacitação estará aberta a todos os profissionais interessados, como professores, assistentes sociais, defesa civil, bombeiros etc.
Dia 13/02
10h - Encerramento com Sociodrama Construtivista da Reconstrução, a cargo da Dra. Ana Maria Zampieri.
As inscrições poderão ser feitas através do envio de currículo para Dra. Eliane Gomes, da Secretaria Municipal de Saúde, através do e-mail: elianegomespsi@hotmail.com; Dra. Claudia Quintanilha, do Conselho Regional de Psicologia ou Fany Zissu, psicóloga e rotariana em Nova Friburgo, pelo telefone 8129-6625 ou e-mail: fanyzissu@gigalink.com.br.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL APRESENTA PROJETO AO GOVERNO

Desde o seu lançamento, em 17 de janeiro, o Consórcio Intermunicipal Serra Carioca vem investindo em ações para resgatar a imagem turística das três principais cidades da Região Serrana – Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Com este objetivo, foi elaborado um projeto de captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal para investir numa campanha publicitária que fortaleça o calendário de eventos e incentive a atividade turística, um dos principais pilares da economia das três cidades.

Esse material foi entregue nesta segunda, 7, ao Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro. O encontro de trabalho reuniu os secretários de turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh, e de Nova Friburgo, José Motta, além do Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Charles Rossi. O desafio é realizar uma campanha publicitária entre o final do mês de abril e dezembro, período de alta temporada nas três cidades serranas. A campanha inclui a produção e divulgação de material promocional em feiras e eventos por todo o Brasil.

Na oportunidade, Ronald Ázaro se comprometeu a agendar um encontro dos integrantes do Consórcio Intermunicipal com o Ministro do Turismo, Pedro Novais. “Foi uma reunião bastante proveitosa. O Secretário Ronald Ázaro se mostrou extremamente satisfeito com o trabalho realizado pelo Consórcio Intermunicipal, atualmente presidido pelo Prefeito Jorge Mario”, avaliou o Secretário de Turismo de Teresópolis, Michel Al Odeh. José Motta, secretário de Nova Friburgo, ressalta que a capacidade turística da cidade não foi afetada e a rede hoteleira continua funcionando com total operacionalidade. “Temos a vocação natural para o turismo. E esta tragédia não destruiu, de modo algum, a beleza grandiosa de Nova Friburgo”, disse Motta.  

Durante o encontro, foi lembrado que o Ministério do Turismo já se comprometeu a aportar capacidade técnica e recursos para a realização do Salão Estadual de Turismo de Teresópolis, que acontece em maio e reunirá em torno de quatro mil pessoas. O evento é organizado pela Turisrio, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, e contribuirá ainda mais para incrementar o turismo local.

MINISTÉRIO DA CULTURA RECEBE PROJETO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, está avaliando a documentação enviada pelo secretário de Pró-Leitura de Nova Friburgo, Alvaro Ottoni, para finalização do processo de aporte de verbas e equipamentos para a Biblioteca Municipal. O projeto foi o único classificado no Estado do Rio de Janeiro pelo edital do ‘Programa Mais Cultura’, que marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros.
Alvaro relata ainda correspondência pessoal da ministra, recebida via correio, nos seguintes termos. "Amigo Alvaro Ottoni - Sinto-me honrada em receber suas congratulações no transcurso de minha posse como Ministra do Estado da Cultura. Esse Ministério está a sua inteira disposição para receber suas valiosas contribuições rumo à construção de uma nova história da cultura brasileira. Um abraço, Ana de Hollanda, Ministra de Estado da Cultura”.

TCE PROMOVE CURSO EM NOVA FRIBURGO

O município de Nova Friburgo sediou, nesta terça-feira, 8, o terceiro encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), para orientar prefeitos e técnicos dos municípios atingidos pelas chuvas na Região Serrana. Representantes das prefeituras de Sumidouro e Bom Jardim também participaram do curso.
O Tribunal criou uma comissão especial para percorrer os municípios da região em situação de emergência. O objetivo é levar esclarecimentos aos administradores públicos sobre a utilização e prestação de contas dos recursos que estão sendo doados para reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no início do ano, dentro dos princípios da transparência e da legalidade.
O posto itinerante do TCE-RJ é formado por um grupo de nove técnicos, três deles também professores da Escola de Contas e Gestão do Tribunal. O primeiro encontro foi realizado em Petrópolis, no dia 2, e o segundo, na sexta-feira, 4, em Teresópolis.
A programação percorreu o dia inteiro e abordou os seguintes temas: compras, serviços e obras em situação emergencial; contratação de pessoal por excepcional interesse público; gestão de convênios e contratos, aluguel social e avaliação de imóveis.

Auditório da Oi/Telemar ficou lotado para o curso (Foto/crédito: Daniel Marcus)

NÚMEROS E INFORMAÇÕES

A Prefeitura de Nova Friburgo informa que até a tarde desta terça-feira, 8 de fevereiro, foram computados os seguintes números e informações:
 Óbitos – 422
Desabrigados – 949 famílias (3.796 pessoas)
Abrigos – 69
Desalojados – 4.528
Interdições da Defesa Civil – 245 (considerando moradias coletivas, ou seja, em alguns casos, uma rua inteira foi interditada, sendo contabilizado como uma interdição)
Fornecimento de Energia Elétrica – praticamente 100% restabelecido
Fornecimento de Água – área urbana – praticamente 100% restabelecido / área rural – sem informações
Fornecimento de Telefonia – fixa e móvel – praticamente 100% restabelecido
Condições das estradas:
RJ 116 – norte – fechado / sul – aberto
RJ 130 – liberado para carros pequenos com restrições para caminhões pesados
RJ 150 – chegando até Amparo
RJ 142 – normal trecho entre Mury e Lumiar
RJ 148 – entre Nova Friburgo e Sumidouro desvio no km 29,8