Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Autran intensifica fiscalização ao transporte escolar

A Autarquia de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), no intuito de proporcionar maior segurança ao transporte escolar, tem intensificado sua fiscalização na cidade, retirando de circulação veículos com mau estado de conservação e com infrações de trânsito não quitadas.

O transporte escolar é um serviço coletivo privado, que transporta crianças e jovens entre sua casa e a escola. Para observância dos pais e responsáveis, a Autran orienta sobre os cuidados necessários antes de contratar essas empresas.

É fundamental a verificação do selo de vistoria 2011 da Autran afixado no para-brisa do veículo e a credencial do motorista. Isso significa que o veículo está autorizado pela Administração Pública para prestar o serviço.

Vale lembrar que os condutores de transporte escolar que cometeram uma infração grave ou gravíssima ou é reincidente em infração média ficarão com suas permissões suspensas pelo prazo de 12 meses.

É muito importante, para a segurança das crianças, que os pais, ao contratarem os serviços de transporte escolar, se atenham a alguns detalhes que são imprescindíveis à segurança da criança:

·        A maioria das escolas indica o transporte, mas não se responsabiliza por ele. Os pais devem procurar referências sobre o indicado e ter em mãos o nome completo do motorista e o telefone;
·        Os pais devem conhecer o trajeto a ser feito pelo transporte;
·        O número de crianças que o veículo pode transportar tem de ser igual ao número de cintos de segurança;
·        Os pais não devem permitir que seu filho seja transportado de pé ou que a lotação seja maior que o permitido pela lei;
·        Os pais devem verificar se os cintos de segurança estão sendo utilizados de maneira correta;
·        Nos veículos acima de 16 (dezesseis) passageiros é obrigatória a presença de um acompanhante para cuidar das crianças durante o trajeto.
·        Pesquisar a área de embarque e desembarque das crianças. Não permitir que isso seja feito no meio da rua, mas somente pelo lado da calçada, com supervisão de um adulto;
·        O material escolar deve ser colocado em local apropriado, para não comprometer a segurança das crianças durante o trajeto.

Prefeito recebe funcionários públicos aposentados

O Prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, recebeu em seu gabinete mais uma vez representantes da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Nova Friburgo, na tarde de terça-feira, 16 de março. O assunto em pauta foi a sugestão de 'Lei Complementar que Institui e dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos do Município de Nova Friburgo'.

O presidente Paulo Roberto Moraes e aposentados, entre eles Sonia Maria Barroso Bom, ouviu atentamente as explicações do Procurador Geral da Prefeitura, Hamilton Sampaio da Silva, que ficou de passar a Lei Complementar para eles, para que possam analisar e sugerir correções, para que os servidores municipais ativos, inativos, pensionistas e aposentados não sejam prejudicados.

Sobre aumento no salário dos aposentados, assunto este discutido em outra ocasião com o prefeito, Hamilton informou que os cálculos já estão sendo feitos e em breve a Associação receberá uma boa notícia para repassar aos seus membros. “Estou trabalhando para arrumar dinheiro e tudo está sendo feito dentro da Lei”, garantiu o prefeito Dermeval.

1ª Olimpíada de Inverno de São Pedro

Em reunião na quarta-feira, 16, na prefeitura, o secretário de Esportes, Frank James, o presidente da Associação de Moradores de São Pedro da Serra (AMO São Pedro), Zaga Nunes e o secretário da AMO, Alkindar Ferreira, bateram o martelo para realização da 1ª Olimpíada de Inverno de São Pedro da Serra, a ser realizada em junho, ainda sem data definida.

O evento contará com a participação de quatro equipes, divididas em bandeiras e faixas etárias diferentes (de 8 a 13 anos, 14 a 18, 19 a 25 e veterano), que disputarão as modalidades de futebol, vôlei, corrida rústica, futebol de salão e salto em distância. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2542-3423.

Secretaria Pró-Leitura abre oficinas de contação de histórias para curso de professores do IENF

A Secretaria Pró-Leitura iniciou na terça-feira, 15, na Biblioteca Municipal, uma série de oficinas de capacitação na arte de contar histórias aos alunos do curso normal superior do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF). Cada turma, com cerca de 40 alunos, terá carga horária de 12 horas e o trabalho se estenderá até o final de junho. As oficinas são ministradas pela educadora e diretora de teatro Gabriela Ribas, além do artista circense Patrick Nogueira e o escritor e secretário Pró-Leitura, Álvaro Ottoni.

Segundo Álvaro, o projeto tem por objetivo aproximar os jovens estudantes, futuros professores, da importância da arte da contação de histórias na formação lúdica das crianças, como também incorporar os alunos mais interessados do grupo do IENF nas atividades da Secretaria Pró-Leitura, que atua em praças dos bairros e distritos, ônibus, hospitais e centros de saúde, além da Biblioteca Municipal.

- Desejo que os friburguenses passem a se orgulhar cada vez mais da primeira e única secretaria de leitura do país. Única por enquanto, porque o Ministério da Cultura já publicou no seu site recomendação aos demais municípios brasileiros que também criem as suas secretarias, seguindo o nosso exemplo. Além disso, academicamente falando, uma criança, um jovem leitor, terá um aproveitamento muito melhor em todas as matérias pela capacidade adquirida na interpretação de textos, justifica Álvaro Ottoni.