Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Diante do Trono faz apresentação gratuita em Nova Friburgo

Evento terá ainda prestação de serviços sociais

A Prefeitura de Nova Friburgo e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresentam no próximo dia 02 de abril, a partir das 10h, no estacionamento da Ceasa, em Conquista, com entrada franca, o evento ‘Fé e Cidadania’ com o grupo de música gospel Diante do Trono.

O evento acontecerá durante todo o dia com prestação social de serviços e entretenimento. Serão disponibilizados a retirada de 2ª via de documentos, atendimento médico gratuito, distribuição de cestas básicas e brindes, além de corte de cabelo, apresentação de paraquedistas e demonstração de cães da PM. A estrutura conta ainda com a instalação de uma praça de alimentação. À noite, o Diante do Trono entra no placo para o show musical.

Desde 2006 o grupo mantém vínculo direto com ações sociais. Além de cultos nas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e entrega de doações nas comunidades, o Diante do Trono realiza espetáculos musicais.  Diante da catástrofe serrana, a PM procurou a direção do DT e sugeriu o evento com a única intenção de levar ânimo, consolo, amor e ainda prestação de serviços e entretenimentos à população atingida.

Centro de Convivência promove bingo e baile em abril

O Centro de Convivência da Feliz Idade programou duas atividades especiais para o mês de abril. No dia 1º, sexta-feira, haverá um Bingo a partir das 16 horas, ocasião em que os participantes poderão concorrer a brindes doados e no intervalo será servido o tradicional lanche com cachorro quente.
No dia 20 de abril, quarta-feira, véspera de feriado, está programado o “Baile da Feliz Idade” das 16h às 20h. O coordenador do Centro de Convivência informa que o forró está garantido, assim como o cachorro quente. O espaço está localizado no Clube de Xadrez, centro de Nova Friburgo.

Samu Regional deve começar a funcionar em junho

Em sua primeira reunião de trabalho à frente do executivo nesta terça-feira, 22, o prefeito em exercício, Sergio Xavier, ao lado do secretário de Planejamento, Olney Botelho e da secretária de Saúde, Jamila Calil, avaliou o projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Nova Friburgo e Região Serrana.

O consultor técnico do Ministério da Saúde, Lisandro Luis Pinto da Silva, e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Saúde, José Carlos Rodrigues Paes, responsáveis pela instalação do serviço, explicaram que para o Samu Regional funcionar, os governos estadual e federal dependem da adesão dos 16 municípios que compõem a área escolhida para a aplicação do projeto.

Os prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Duas Barras, Carmo, Cantagalo, Macuco, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Guapimirim devem assinar termo de concordância ao projeto, que deverá ser gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Serra (CIS-Serra).

A verba gerenciada pelo Consórcio será custeada 50% pelo Estado e 50% pela União. Serão 20 ambulâncias de atendimento pré-hospitalar distribuídas de acordo com a demanda de cada município, com previsão para início de funcionamento no mês de junho, após as aprovações dos Conselhos e Câmaras Municipais, além da adesão das prefeituras.

Samu Regional/192

Cada ambulância básica conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As ambulâncias de suporte avançado, também conhecidas por UTI-Móvel, possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

Ao ligar para 192, o cidadão será atendido por um Técnico de Atendimento e Regulação Médica (TARM), que irá colher todas as informações necessárias para o preenchimento da ficha do paciente, como em um hospital. Em seguida, a ligação será passada para o médico regulador, que fará a análise do quadro do paciente, enviando a unidade mais adequada. Em casos comuns, não emergenciais, o médico dará a orientação necessária ao paciente, sem necessidade de envio da ambulância. Nas urgências, a UTI-Móvel será enviada para estabilização do paciente e posterior remoção ao hospital.

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito. (Foto: Daniel Marcus)

Saúde comemora normalização dos serviços

Depois da tragédia, setor retoma atendimento em todas as unidades

Apenas dois meses após a tragédia de janeiro, que afetou setores estratégicos da saúde, principalmente o Hospital Raul Sertã, referência da região, que teve seus serviços principais de emergência, raio-x, hemodiálise, farmácia e laboratório gravemente atingidos pela enchente, as unidades de atendimento médico estão funcionando plenamente.

A secretária de Saúde, Jamila Calil, ressalta o trabalho dedicado dos profissionais da rede como ferramenta principal para o restabelecimento do atendimento à população.

- Mesmo durante o período da catástrofe, a nossa equipe se uniu de tal forma que todas as vítimas que chegaram ao hospital foram atendidas. Ninguém deixou de receber a atenção necessária dos profissionais de saúde. A sinergia entre a prefeitura e os órgãos estaduais e federais posiciona, neste momento, toda a rede de atendimento (postos, hospitais, saúde da família) em situação de normalidade, salientou Jamila.

Reestruturação

Alguns postos de saúde passam por obras de reparo no Suspiro, Cordoeira, Nova Suíça e Lumiar, porém os serviços prestados pelas unidades seguem em ritmo normal. As cirurgias eletivas, adiadas desde janeiro, já estão sendo feitas em caráter de mutirão. Segundo a secretária, novos equipamentos de alta complexidade para especialidades de urologia e neurocirurgia serão adquiridos, além da renovação da frota de veículos, danificados durante a catástrofe.

O Banco de Sangue, que permaneceu inativo durante cerca de três meses, recebeu uma nova centrífuga (aparelho que separa elementos sanguíneos) e já solicita aos doadores que compareçam ao hospital, no horário de 8h às 12h. O prédio que sediaria o Hemocentro Municipal, construído e não utilizado, passa por reformas para enfim ser inaugurado.

O ambulatório do Raul Sertã, setor mais atingido pela inundação, conclui as obras para retorno das atividades. Durante este período, os médicos atendem no Posto de Saúde Silvio Henrique Braune. Os medicamentos receitados por eles e fornecidos pelo SUS já podem ser retirados tanto no hospital quanto na farmácia do posto do Suspiro.

Futuro

Além da reestruturação da rede de saúde e a normalização dos serviços, os projetos de modernização tecnológica, com apropriação de novos equipamentos, e de ampliação do quadro de funcionários, seguem na pauta prioritária da secretária Jamila Calil.

Nesta quinta-feira, 24, Jamila participará de reunião em Brasília, com o ministro da Saúde, para tratar da instalação do Hospital do Câncer em Nova Friburgo, que será implantado no antigo Centro Adventista de Vida Saudável (CAVS), na Ponte da Saudade.

- Nova Friburgo já é referência de atendimento regional em todas as especialidades, exceto oncologia. O Hospital do Câncer vem a atender um anseio da prefeitura, que precisa deslocar seus pacientes com a doença para centros localizados fora do município. Será um avanço extraordinário não só para nossa população, como também para toda região, avaliou a secretária. 

Jamila Calil destaca empenho dos profissionais de saúde na retomada dos serviços da rede (Foto: Daniel Marcus)