Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Secretaria de Educação cumpre nova etapa do cronograma de abertura do ano letivo nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 14, mais 20 escolas darão início ao ano letivo, totalizando 121 das 133 unidades, cumprindo, assim, em sua grande parte, o cronograma estabelecido pelo secretário de Educação, Marcelo Verly. Esta é a terceira etapa das datas inicialmente estipuladas para abertura das escolas e creches – as primeiras abriram em 21 e 28 de fevereiro – que receberão cerca de 4.500 alunos da rede municipal de ensino, totalizando aproximadamente 18.500 crianças, frequentando regularmente as unidades.
Segundo o secretário, é importante salientar que, das 133 unidades, 94 foram atingidas, sendo que três, destruídas, e outras seis condenadas pela Defesa Civil. “Outras oito unidades serviram de abrigo para cerca de 1.300 pessoas. No momento, esse número diminuiu para quatro unidades com 40 desabrigados, aproximadamente. Boa parte dos prédios passou por obras de recuperação através de empreiteiras contratadas pela Emop ao final de janeiro, a partir da relação de danos elaborada pela secretaria municipal de Educação”, informou.
Já foram divulgados três calendários, cada um deles com previsão de aulas aos sábados, redução de parte do recesso escolar, “tudo elaborado com carinho, bom senso e respeitando a autonomia de cada unidade. Possivelmente teremos mais uma ou duas datas, a depender da liberação das 12 unidades que ainda não abrirão suas portas nesta segunda-feira. Algumas deverão estar prontas para funcionar nos dias seguintes, e assim sucessivamente, até que todas as crianças estejam dentro das salas de aula. Estamos trabalhando duro para solucionar os problemas, mas colocando a segurança dos alunos em primeiríssimo lugar”, ressaltou Verly.
Unidades previstas para funcionar a partir desta segunda-feira, 14:
Creche Adriano Afonso Freitas (São Jorge) – alunos transferidos para a Creche Franz Haug (Cons. Paulino); Escola Alcides Francisco Brantes (Salinas); Escola Claudir Antônio de Lima (Catarcione); Escola Dante Laginestra (Riograndina); Escola Décio Monteiro Soares (Cons. Paulino); Escola Dinah Lantimant Bravo (Prado); Escola Florândia da Serra (Conquista); Creche Franz Haug – Aldeia da Criança Alegre (Cons. Paulino); Escola Hélio Gonçalves Corrêa (Jardinlândia); Creche Izabel Jovelina Monteiro (Rui Sanglard) – crianças transferidas para a Creche Colméia do Senhor – e/ou outro espaço em processo de locação; Escola Jardel Hottz (Braunes); Creche João Batista Faria, Cabrita (Vilage) – alunos transferidos para outras unidades; Escola Leda Tavares Moreira (Centro); Creche Maria da Penha Monteiro (Amparo); Jd. de Infância Maria Duque E. Laginestra (Prado); Escola Rui Barbosa (Prado); Creche Sta. Terezinha (São Jorge) –crianças transferidas para Creche Franz Haug (Cons. Paulino); Escola São Lourenço (São Lourenço); Escola Tiradentes (Amparo); Escola Umbelina Breder de Queiroz (Jd.Califórnia).

CPI da Região Serrana visita Nova Friburgo

Deputados estiveram nos locais atingidos pela tragédia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Região Serrana, formada por deputados estaduais do Estado do Rio de Janeiro, para apurar os estragos causados pelas chuvas de janeiro, esteve em Nova Friburgo no último sábado, 12, com o objetivo de escutar das autoridades locais as atitudes tomadas no período pós-catástrofe.

O prefeito Dermeval Neto recebeu os deputados em seu gabinete e narrou todas as ações do governo desde as primeiras horas após a tragédia até o momento atual. O chefe do executivo fez questão de ressaltar a sintonia com os governos estadual e federal, que, segundo ele, foi determinante para que a cidade voltasse o mais rápido possível a sua rotina.

Dermeval explicou que áreas já foram desapropriadas para construção de habitações populares e os aluguéis sociais foram liberados para a maioria dos desabrigados. “Minha grande preocupação são as famílias que ainda residem em abrigos. Temos a urgência de dar dignidade a essas pessoas que tanto sofreram”, apontou o prefeito.

Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil, cel. Roberto Robadey, apresentou uma cronologia dos eventos que precederam o desastre natural, considerado o oitavo maior do mundo, com destaque para o volume de 220 mm de chuva, quantidade prevista para todo o mês de janeiro, superada em apenas 10 horas.

Robadey frisou que o aviso metereológico recebido pelo município abrangia todo o Estado e não havia precisão nos dados ou mesmo a perspectiva total de precipitação naquela noite. O cel. afirmou que a Defesa Civil necessita ser reequipada e ter ferramentas, além de mão de obra, capazes de emitir alertas com a antecedência necessária para salvar vidas. O prefeito Dermeval já dedica esforços para ampliar as verbas direcionadas ao órgão.

Visita às áreas atingidas
Depois do relato do coordenador da Defesa Civil, que detalhou os episódios da tragédia friburguense, os deputados visitaram os locais mais atingidos do Centro da cidade, Alto do Floresta e Córrego Dantas. O presidente da CPI, Luiz Paulo (PSDB), que é engenheiro civil, ficou impressionado com a mudança da geografia do município após as chuvas.

- Devem ser concluídos com urgência os estudos de geografia e hidrologia da cidade, para que todas as áreas de risco sejam imediatamente desocupadas, avaliou o deputado.

Rogério Cabral (PSB), que também faz parte da comissão, pediu o empenho das autoridades na reestruturação da agricultura friburguense, que teve sua fatia mais importante, localizada em Campo do Coelho, devastada pelas chuvas.

Os prefeitos da Região Serrana serão convocados em breve pela CPI para prestarem novos esclarecimentos sobre os trabalhos realizados. O objetivo, segundo os deputados, é de não só apurar o que vem sendo feito, mas auxiliar na busca por recursos.

Estiveram também em Friburgo os deputados Comte Bittencourt (PPS), Sabino (PSC), Janira Rocha (PSol) e Clarissa Garotinho (PR).

Deputados escutaram do prefeito as ações tomadas pelo município desde o início da tragédia


Na visita aos locais atingidos, parlamentares demonstraram preocupação. (Fotos: Leonardo Vellozo)

Bittar oferece apoio a Nova Friburgo

Deputado esteve na cidade na sexta-feira

O deputado federal e secretário de Habitação do Rio de Janeiro, Jorge Bittar (PT), esteve na noite da sexta-feira, 11, no gabinete do prefeito Dermeval, para prestar solidariedade ao município e oferecer seu cargo nas duas instituições em favor da reconstrução de Nova Friburgo.

Acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Olney Botelho, Bittar atendeu prontamente à solicitação do prefeito na questão da liberação das linhas de crédito do BNDES, que tem em seu banco de dados mais de 400 processos de empresas friburguenses ainda em análise.

O deputado telefonou no mesmo instante para o diretor presidente do Banco, Elvio Gaspar, e passou o celular para Dermeval, que pediu celeridade no envio dos recursos, fundamentais para a manutenção da economia e do mercado de trabalho.

Bittar, que é assíduo frequentador da cidade, se disse profundamente atingido pela tragédia serrana e afirmou que não poupará esforços para reerguer o município que, segundo ele, é uma das jóias do Estado do Rio de Janeiro.

Prefeito recebeu Bittar em seu gabinete. (Foto: Leonardo Vellozo)

Reality show da Record ajuda creche em Nova Friburgo

Produtor e apresentadora do programa estarão nesta segunda na cidade

O produtor do reality show da Rede Record, Extreme Makeover Social, o empresário Alvaro Garnero e a apresentadora do programa, Cristiana Arcangeli, estarão nesta segunda-feira, 14, às 11h30, no gabinete do prefeito Dermeval Neto para tratar dos detalhes da atração em Nova Friburgo.

O reality foi criado com o intuito de realizar reformas em creches e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. Sensibilizados pela destruição no município, a dupla que comanda o programa definirá hoje com o prefeito o estabelecimento de ensino a ser recuperado.