Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

CPI da Região Serrana visita Nova Friburgo

Deputados estiveram nos locais atingidos pela tragédia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Região Serrana, formada por deputados estaduais do Estado do Rio de Janeiro, para apurar os estragos causados pelas chuvas de janeiro, esteve em Nova Friburgo no último sábado, 12, com o objetivo de escutar das autoridades locais as atitudes tomadas no período pós-catástrofe.

O prefeito Dermeval Neto recebeu os deputados em seu gabinete e narrou todas as ações do governo desde as primeiras horas após a tragédia até o momento atual. O chefe do executivo fez questão de ressaltar a sintonia com os governos estadual e federal, que, segundo ele, foi determinante para que a cidade voltasse o mais rápido possível a sua rotina.

Dermeval explicou que áreas já foram desapropriadas para construção de habitações populares e os aluguéis sociais foram liberados para a maioria dos desabrigados. “Minha grande preocupação são as famílias que ainda residem em abrigos. Temos a urgência de dar dignidade a essas pessoas que tanto sofreram”, apontou o prefeito.

Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil, cel. Roberto Robadey, apresentou uma cronologia dos eventos que precederam o desastre natural, considerado o oitavo maior do mundo, com destaque para o volume de 220 mm de chuva, quantidade prevista para todo o mês de janeiro, superada em apenas 10 horas.

Robadey frisou que o aviso metereológico recebido pelo município abrangia todo o Estado e não havia precisão nos dados ou mesmo a perspectiva total de precipitação naquela noite. O cel. afirmou que a Defesa Civil necessita ser reequipada e ter ferramentas, além de mão de obra, capazes de emitir alertas com a antecedência necessária para salvar vidas. O prefeito Dermeval já dedica esforços para ampliar as verbas direcionadas ao órgão.

Visita às áreas atingidas
Depois do relato do coordenador da Defesa Civil, que detalhou os episódios da tragédia friburguense, os deputados visitaram os locais mais atingidos do Centro da cidade, Alto do Floresta e Córrego Dantas. O presidente da CPI, Luiz Paulo (PSDB), que é engenheiro civil, ficou impressionado com a mudança da geografia do município após as chuvas.

- Devem ser concluídos com urgência os estudos de geografia e hidrologia da cidade, para que todas as áreas de risco sejam imediatamente desocupadas, avaliou o deputado.

Rogério Cabral (PSB), que também faz parte da comissão, pediu o empenho das autoridades na reestruturação da agricultura friburguense, que teve sua fatia mais importante, localizada em Campo do Coelho, devastada pelas chuvas.

Os prefeitos da Região Serrana serão convocados em breve pela CPI para prestarem novos esclarecimentos sobre os trabalhos realizados. O objetivo, segundo os deputados, é de não só apurar o que vem sendo feito, mas auxiliar na busca por recursos.

Estiveram também em Friburgo os deputados Comte Bittencourt (PPS), Sabino (PSC), Janira Rocha (PSol) e Clarissa Garotinho (PR).

Deputados escutaram do prefeito as ações tomadas pelo município desde o início da tragédia


Na visita aos locais atingidos, parlamentares demonstraram preocupação. (Fotos: Leonardo Vellozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário