Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE CULTO INTER-RELIGIOSO

Evento quer promover união entre as religiões em prol de Nova Friburgo

No dia 12 de fevereiro – um mês após as chuvas que atingiram Nova Friburgo - às 10h, nas escadarias do Teatro Municipal, no Suspiro, local emblemático da tragédia, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, promove um culto inter-religioso, que pretende unir todas as comunidades cristãs em torno de um só objetivo: a homenagem às vítimas da catástrofe e a fé no futuro da cidade.

O evento foi proposto pelo secretário de Turismo, José Carlos da Motta, exatamente para despertar a reflexão dos friburguenses acerca do que aconteceu e provocar nas pessoas um ímpeto de esperança na renovação de Nova Friburgo.

Na próxima quarta-feira, 9, às 9h, no auditório da Oi/Telemar, o secretário se reunirá com todos os líderes das comunidades religiosas do município para acertar os detalhes do evento. 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO ENVIARÁ MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO FRIBURGUENSE

Encontro entre secretários Claudia Costin e Marcelo Verly iniciou parceria
 Conforme noticiado na coluna de Ancelmo Gois, no Jornal O Globo do dia 02 de fevereiro, a secretária de Educação da Prefeitura do Rio, Claudia Costin, sensibilizada com a tragédia que se abateu sobre Nova Friburgo, com fortes reflexos na educação municipal, disponibilizou todo material didático desenvolvido por professores da Educação carioca para uso pela Secretaria de Educação friburguense.
As apostilas estão sendo produzidas em parceria com a Ediouro e serão encaminhadas nas próximas semanas, a tempo de serem adotadas já no início do ano letivo, que está previsto para três datas: 21/02, 28/02 e 14/03. O material foi desenvolvido a partir de estudos que comprovam a aceleração da melhoria nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas cidades que adotaram modelos estruturados de ensino, com ênfase nos requisitos do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que é um programa internacional de avaliação comparada de alunos e de sistemas educacionais e será integralmente adotado pela Rede Municipal de Ensino em Nova Friburgo e servirá de base para o ano letivo de 2011, do 1º ao 9º ano.
"A exemplo do grande apoio que temos recebido, não só do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas também do prefeito Eduardo Paes e da secretária Claudia Costin, que já foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado e possui experiência em administração pública e educação, muitos vem nos apoiando de diversas formas ao longo das últimas semanas, contribuindo para superarmos as dificuldades que temos enfrentado e oferecermos qualidade em educação para nossas crianças", declarou Verly.
 Acompanhado dos subsecretários professores Raul Marcos e Larry Busquet, além das professoras Márcia Daflon e Andrea Moraes, Marcelo Verly esteve na Prefeitura do Rio na sexta-feira, 27, quando acertou os detalhes da parceria, através da qual serão enviadas para Nova Friburgo mais de 17 mil apostilas, desenvolvidas pela Educação carioca sem direitos autorais, de forma a permitir, com maior facilidade, sua disseminação para outros municípios. Nova Friburgo é o primeiro município do interior a adotar o modelo e ao longo do primeiro ano de implantação serão feitos ajustes para a realidade local.

EDITORA ABRIL DOARÁ GUIA DA EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA PARA DISTRIBUIÇÃO AOS 20 MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Parceria entre Secretarias de Educação do Rio e Nova Friburgo viabiliza cartilhas para ajudar no relacionamento entre famílias e escolas
O prefeito de Nova Friburgo em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, vem firmando parcerias positivas em prol da população friburguense, uma delas entre as Prefeituras do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo na área educacional, que continua rendendo frutos. Como parte do projeto Educar para Crescer, cujo objetivo é estimular boas práticas e destacar a importância da participação dos pais na Educação dos filhos, a Prefeitura carioca doará 20 mil cartilhas através da parceria com a Editora Abril, a fim de contribuir para o aprimoramento da relação entre as escolas e os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino, em especial nesse momento vivido por toda a sociedade friburguense.
A cartilha a ser distribuída em Nova Friburgo terá uma mensagem de abertura positiva para estimular e esclarecer sua aplicação. O guia explica como os pais podem fazer para participar ativamente da Educação dos seus filhos; fornece um teste para que as mães saibam se são "nota 10"; sugere dicas do que se pode fazer em casa pela Educação dos filhos; como melhorar a escola e o aprendizado das crianças; e como classificar a nota da escola frequentada.

AUTRAN PRORROGA O PRAZO PARA VISTORIA DE TRANSPORTE ESCOLAR

Tendo em vista o estado de calamidade que se abateu na cidade, a  Autarquia Municipal de Trânsito - Autran - resolveu prorrogar por mais 30 dias o prazo para a vistoria semestral obrigatória dos transportes escolares. Assim, os motoristas que realizam o transporte escolar municipal devem comparecer  à Autran até o dia 10 de março de 2011, das 9h às 17h, para realizar a vistoria.

PREFEITO PRESTA HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL

O prefeito Dermeval Neto prestou oficialmente nesta quinta-feira (03/02) gratidão à Marinha Brasileira em cerimônia de passagem de cargo do Sanatório Naval, que após a gestão do capitão-de-fragata Nestor Francisco Miranda, passa a ser comandado pelo médico obstetra e também capitão-de-fragata, Antonio Carlos Barbosa Nardin.
 Dermeval fez questão de agradecer os trabalhos prestados ao município neste período trágico, ressaltando o esforço dos oficiais no Hospital de Campanha erguido na Prefeitura Municipal, que fez mais de dois mil atendimentos, além do auxílio no resgate às vítimas e a arrecadação substancial de donativos.
 - Presto minha homenagem à Marinha do Brasil e ao centenário Sanatório Naval de Nova Friburgo, que honrou sua história e não poupou esforços para levar conforto e socorro aos vitimados pelas chuvas do dia 12, disse o prefeito.
 O chefe do executivo municipal ainda lembrou, emocionado, das crianças que foram encontradas pela Marinha em um abrigo do Alto do Floresta. Todas de pé e repletas de orgulho, cantaram o hino nacional a plenos pulmões, arrancando dos friburguenses a esperança que parecia ter se esvaído com a lama das encostas.
Prefeito parabeniza o novo diretor do Sanatório Naval (Foto/crédito: Daniel Marcus)

ATOR DA REDE GLOBO VISITA CIEP DE OLARIA PARA ENTREGAR DONATIVOS

Luigi Baricelli conseguiu doação de empresa e trouxe pessoalmente leite e macarrão
 O Ciep Licínio Teixeira, em Olaria, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação e, provisoriamente, abrigo para pessoas que perderam suas casas, recebeu a visita do ator da Rede Globo, Luigi Baricelli, nesta quinta-feira, 03, e animou o ambiente com seu gesto de solidariedade e sua simpatia. Baricelli solicitou donativos ao Grupo Vigor e foi prontamente atendido. Ele acompanhou o caminhão repleto de caixas de leite e macarrão instantâneo. O carregamento foi deixado no depósito central, mas o ator fez questão de fazer uma entrega simbólica e escolheu o Ciep de Olaria para isso.
Desabrigados e funcionários da Secretaria ficaram felizes com a visita, pediram autógrafos e fotos com Baricelli. O ator informou que pouco tinha visto da cidade e se mostrou emocionado ao conversar sobre a tragédia. Se dispôs a colaborar no que estivesse ao seu alcance, inclusive se propondo a ser embaixador da cidade nas demandas ocasionadas pela tragédia.

NOVA FRIBURGO RECEBE TRÊS NOVAS AMBULÂNCIAS

Ministro da Saúde ainda confirmou a construção do Hospital do Câncer

Na manhã desta sexta-feira, 4, durante evento de entrega de ambulâncias no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, disse que a fase de limpeza da cidade já está bem avançada. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, representando o governador Sérgio Cabral, e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram ainda o envio de duas ambulâncias para Nova Friburgo, dentro do programa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e uma terceira, proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Rogério Cabral.

- Estamos trabalhando para concluir a limpeza da cidade e partindo para a segunda etapa, que é a da retirada das pessoas que ainda estão em abrigos, principalmente escolas, pois precisamos dar início ao ano letivo nessas unidades – informou Dermeval.

Segundo o prefeito, uma solução imediata para respeitar a individualidade das famílias alocadas nos abrigos foi sugerida a ele pelo prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, que recentemente passou por tragédia semelhante e fez, ontem (03/02), uma visita de solidariedade ao município.

- Em Blumenau, eles adaptaram galpões, dividindo o espaço com divisórias em estruturas pré-moldadas para alocação dessas famílias. É uma solução rápida, que pode ser resolvida em cerca de dez dias. Vou usar deste expediente para, pelo menos, tirar as pessoas que estão em abrigos nas escolas. Já comecei a procurar galpões que possam ser usados para este fim – afirmou.

A solução é apenas temporária, esclarece o prefeito, enquanto não ficam prontas as três mil moradias que serão construídas pelos governos estadual e federal no terreno da Fazenda da Laje. Na ocasião, o Ministro da Saúde também confirmou a construção dos hospitais do câncer e traumatologia em Nova Friburgo.