Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BOLETIM LEPTOSPIROSE 21/02

Período: 12/01/2011 a 21/02/2011 até às 15h40

Número de casos confirmados:72
Número de casos descartados:140
Número de casos suspeitos sob investigação:261
Número de casos suspeitos aguardando confirmação laboratorial:49
Número de casos sem coleta de amostra de sangue:70
Número de Internações:  HUNF: 00
Day Hospital: 00
UPA: 00
HMRS: 02

Início das aulas em Nova Friburgo leva 7.500 alunos às escolas e creches já liberadas

A emoção marcou o primeiro dia de aula nas unidades de ensino que começaram a funcionar nesta segunda-feira, dia 21. O secretário municipal de Educação, Marcelo Verly percorreu sete unidades localizadas nos bairros do Cônego, Olaria, Nova Suíça, Jardim Califórnia e São Geraldo, para conferir a chegada das crianças e participar da recepção preparada com todo carinho pelas diretoras, professoras, merendeiras e demais funcionários.

A primeira visita foi à Escola Municipal Prof. Messias de Moraes Teixeira, em Olaria, onde estão matriculados cerca de 580 alunos. O secretário chegou antes da entrada das crianças, acompanhadas dos pais, às 07h, exatamente para recebê-los e, simbolicamente, naquela unidade, dar por iniciado o ano letivo de 2011, em Nova Friburgo.

Demonstrando alegria pelo encontro com os coleguinhas, as crianças não disfarçavam a emoção e ansiedade, visíveis em seus rostinhos. Após percorrer as salas de aula e demais dependências, na companhia da diretora Arilda Soares de Assis, e as diretoras adjuntas Fábia Schiavon e Myrthis Moreira, o secretário participou com os alunos, da cerimônia de abertura, que contou com uma oração, e execução do Hino de Nova Friburgo e do Hino Nacional.

Em seguida, Verly seguiu para a Escola Batista, onde o Pastor Nilson Godoy, a diretora Carla Soares e professores prepararam uma apresentação de fantoches e presentearam os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro. O secretário se dirigiu às crianças, deu as boas vindas e participou de uma breve cerimônia religiosa.

A próxima parada foi na E. M. Miguel Bittencourt, no Cônego, dirigida por Tânia Sanches Emmerick. Entre outras atividades, as crianças assistiram a um vídeo musicado, cuja mensagem pregava a confiança e esperança por dias melhores. Após visitar as dependências da escola e conversar com os alunos e professores, Verly seguiu para a E. M.  S. Judas Tadeu, em Nova Suíça, repetindo os gestos e palavras de carinho e brincadeiras dirigidos aos alunos de cada unidade. Após o encontro onde ouviu atentamente os relatos da diretora Ana Elza da Silva Jr., o secretário visitou a E. M.  Francisco Silveira, no Jardim Califórnia, onde assistiu aos vídeos “Conquistando o impossível” e “Tempestade de lágrimas”, ao lado dos alunos, dos professores e da diretora Rosângela Oliveira Neves.

No mesmo bairro, o secretário se encaminhou à E. M. Umbelina Breder de Queiroz, onde esteve com a diretora Tatiana Amélia Beltrão que pôs o secretário a par do andamento das obras visando ao início das aulas. Por fim, foi a São Geraldo, onde a diretora Larriza Buty de Moura, da Creche Clementina Alves Martins – Vovó Mulata - professores e funcionários, finalizavam a faxina para abrir as portas na terça, 22.

Em todas as unidades visitadas, o secretário foi envolvido pelo carinho de crianças, pais e professores, todos ansiosos por sentir que parte de suas rotinas estava de volta e que dessa forma, seria menos doloroso seguir em frente e superar o difícil momento pelo qual passa toda a população friburguense.

“Diante de toda a tragédia que devastou nossa cidade, com o início do ano letivo, começamos a dar os primeiros passos para voltar, com segurança, ao cotidiano de nossas vidas. A secretaria, todo o aparato público, e o prefeito Dermeval em especial, estão empenhados em restabelecer, o mais rápido possível, todas as unidades de ensino do nosso município. Hoje reabrimos mais de 50 unidades, entre escolas e creches, e na próxima semana, dia 28, colocaremos para funcionar mais unidades. Se tudo sair como o estabelecido no nosso cronograma, no dia 14 de março estaremos com todas as escolas e creches em pleno funcionamento. Fica aqui o meu agradecimento a todos os professores e funcionários que tornaram possível honrar o compromisso de iniciar as aulas no dia de hoje, 21 de fevereiro”, disse o secretário.

Grupo circense anima o sábado friburguense

Com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado e apoio das secretarias municipais de Turismo e Pró-leitura, o grupo carioca de circo-teatro Off-Sina, que atua há 23 anos com a linguagem de comicidade do palhaço e a arte popular, se apresenta pela primeira vez em Nova Friburgo. A companhia fará espetáculo na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no dia 26, às 10h, tendo como convidados principais os desabrigados vítimas das chuvas de janeiro.

O Off-Sina pretende auxiliar na reconstrução da estrutura emocional das famílias alojadas em abrigos, contribuindo para amenização do sofrimento psicológico proveniente da tragédia, através do trabalho lúdico dos palhaços.

‘E o palhaço o que é?’

O espetáculo apresentado será “E o palhaço o que é?”, que aborda a poética do universo circense, aliado à reflexão sobre o dia-a-dia do ser humano, procurando provocar no público uma mudança positiva em seu cotidiano.

Com duração de uma hora, a comédia conta com os palhaços Café Pequeno e Currupita, que usam do imaginário circense para conquistar os espectadores. Abrem o evento a banda local do maestro Rubens e o grupo convidado, também de Nova Friburgo, Cia Viva.

Crédito/Foto: Bruna Prado

Grupo de artistas do Rio traz alegria e diversão para abrigados em Ciep e no Sase

Cerca de 300 pessoas, entre crianças e adultos alojados no Ciep Licínio Teixeira, de Olaria, e no Sase, e artistas, viveram um dia especial neste domingo, 20, promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated), e organizado por seus diretores Cláudio Coutinho, Cosme dos Santos, Mário Marcelo, Fábio Matheus, Júnior Peixoto e Everton Mesquita, este último responsável pela apresentação do evento.

Segundo Márcia Machado, gestora da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi uma ação social do Sindicato, com apoio do projeto Ação Global (Rede Globo) que distribuiu um farto e delicioso lanche. O almoço foi oferecido pela Prefeitura do município, através da secretaria municipal de Educação, e contou com a presença do secretário Marcelo Verly, representando também o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto. As famílias abrigadas no Sase foram transportadas para o Ciep em um ônibus escolar providenciado pela secretaria.

O grupo circense Reis da Alegria apresentou números de malabarismo, mágica e contorcionismo e o grupo teatral Os Ciclomáticos encenou a peça infantil ‘Antes que o galo cante’, encantando o público. As atrizes globais Elizângela e Mayana Neiva, da novela Ti ti ti, e o ator friburguense Júnior Peixoto, de Malhação, permaneceram no local durante todas as atividades, conversando, brincando, distribuindo autógrafos e tirando fotos com os fãs. Da mesma forma se divertiram os dubladores Selma Lopes, Dario de Castro e Mariza Leal.

Ao fim do evento, o produtor, diretor e ator Everton Mesquita declarou que o Sated publicará o acontecimento em seu site sob o título Ação Friburgo: “Agradecemos a equipe da Biblioteca, na figura de sua gestora Márcia Machado, e aos setores de transporte e nutrição pela parceria neste evento. Nosso sentimento é de total gratificação por tudo que vimos e realizamos aqui, hoje. Estamos sensibilizados com a recepção que tivemos e o contato com essas pessoas que vivem no momento, uma situação tão delicada, sofrida. Nosso trabalho como artistas é, antes de tudo, espiritual, e como tal nos entregamos de coração a todos aqui presentes”, disse.

Márcia Machado agradeceu também toda a equipe da secretaria, “em especial à voluntária Selma Machado, que se faz presente em todas as recreações que a nossa Biblioteca promove para as vítimas da catástrofe que se abateu sobre a nossa região, além de ter oferecido suporte técnico ao Sated nas apresentações de hoje. Quero também retribuir as palavras de nosso secretário, Marcelo Verly, que elogiou nosso trabalho e agradeceu ao Sindicato pela produção do evento”, encerrou.


Evento contou com a participação de atores da Globo e grupo circense

Grupo Dicasa doa ambulância a Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo recebeu na última quinta-feira, 17, mais uma ambulância destinada à rede pública de saúde do município. A unidade de suporte básico, modelo Fiorino, foi doada pelo Grupo Dicasa Fiat e Fiat do Brasil para ampliar o atendimento de urgência no município.

A entrega foi feita ao prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, pelo consultor Pós-Venda da Fiat Automóveis do Rio de Janeiro, Edson Lima, pelo gerente de Qualidade do Grupo Dicasa, José Maria Zuchelli, e pelo gerente geral de Serviços, Luiz Rodrigues.

O Grupo Dicasa, em colaboração ao auxílio às vítimas das chuvas, já havia cedido dois veículos com água, roupas, alimentos e brinquedos para as crianças dos abrigos da cidade, além de tubulação para ajudar a restabelecer a rede de fornecimento de água.

“A Dicasa não se preocupa apenas em gerar empregos e contribuir com tributos para a cidade melhorar seu desempenho. O grupo tem uma preocupação social. Sensibilizados com tudo o que aconteceu na Região Serrana, vimos a necessidade de participar mais ativamente e trabalhar pela reestruturação da cidade”, pontuou o gerente de Qualidade do Grupo Dicasa, José Maria Zuchelli.
Prefeito recebe pessoalmente doação da ambulância

Autran intensifica fiscalização no Estacionamento ZERO

Devido às inúmeras reclamações da população recebidas pela Autarquia de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), referentes à falta de vagas no Centro da cidade, foi intensificada, a partir desta segunda-feira, 21, a fiscalização ao Estacionamento ZERO, como parte do projeto de reorganização urbana do município.

Serão 12 agentes responsáveis pelo trabalho. Os talões do ZERO, que devem ser usados pelos motoristas ao estacionar nos locais com a placa do sistema de estacionamento rotativo, continuam sendo vendidos nos mesmos locais (bancas, lojas e demais estabelecimentos comerciais).

Segundo o superintendente da Autran, cel. Celso Novaes, há pretensão de ampliação da área de estacionamento. "A necessidade de fiscalização mais rígida se dá pelo fato de as pessoas, em face do estado de calamidade pública que se abateu sobre a cidade, estarem se sentindo desobrigadas do pagamento da taxa devida".