Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Início das aulas em Nova Friburgo leva 7.500 alunos às escolas e creches já liberadas

A emoção marcou o primeiro dia de aula nas unidades de ensino que começaram a funcionar nesta segunda-feira, dia 21. O secretário municipal de Educação, Marcelo Verly percorreu sete unidades localizadas nos bairros do Cônego, Olaria, Nova Suíça, Jardim Califórnia e São Geraldo, para conferir a chegada das crianças e participar da recepção preparada com todo carinho pelas diretoras, professoras, merendeiras e demais funcionários.

A primeira visita foi à Escola Municipal Prof. Messias de Moraes Teixeira, em Olaria, onde estão matriculados cerca de 580 alunos. O secretário chegou antes da entrada das crianças, acompanhadas dos pais, às 07h, exatamente para recebê-los e, simbolicamente, naquela unidade, dar por iniciado o ano letivo de 2011, em Nova Friburgo.

Demonstrando alegria pelo encontro com os coleguinhas, as crianças não disfarçavam a emoção e ansiedade, visíveis em seus rostinhos. Após percorrer as salas de aula e demais dependências, na companhia da diretora Arilda Soares de Assis, e as diretoras adjuntas Fábia Schiavon e Myrthis Moreira, o secretário participou com os alunos, da cerimônia de abertura, que contou com uma oração, e execução do Hino de Nova Friburgo e do Hino Nacional.

Em seguida, Verly seguiu para a Escola Batista, onde o Pastor Nilson Godoy, a diretora Carla Soares e professores prepararam uma apresentação de fantoches e presentearam os aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro. O secretário se dirigiu às crianças, deu as boas vindas e participou de uma breve cerimônia religiosa.

A próxima parada foi na E. M. Miguel Bittencourt, no Cônego, dirigida por Tânia Sanches Emmerick. Entre outras atividades, as crianças assistiram a um vídeo musicado, cuja mensagem pregava a confiança e esperança por dias melhores. Após visitar as dependências da escola e conversar com os alunos e professores, Verly seguiu para a E. M.  S. Judas Tadeu, em Nova Suíça, repetindo os gestos e palavras de carinho e brincadeiras dirigidos aos alunos de cada unidade. Após o encontro onde ouviu atentamente os relatos da diretora Ana Elza da Silva Jr., o secretário visitou a E. M.  Francisco Silveira, no Jardim Califórnia, onde assistiu aos vídeos “Conquistando o impossível” e “Tempestade de lágrimas”, ao lado dos alunos, dos professores e da diretora Rosângela Oliveira Neves.

No mesmo bairro, o secretário se encaminhou à E. M. Umbelina Breder de Queiroz, onde esteve com a diretora Tatiana Amélia Beltrão que pôs o secretário a par do andamento das obras visando ao início das aulas. Por fim, foi a São Geraldo, onde a diretora Larriza Buty de Moura, da Creche Clementina Alves Martins – Vovó Mulata - professores e funcionários, finalizavam a faxina para abrir as portas na terça, 22.

Em todas as unidades visitadas, o secretário foi envolvido pelo carinho de crianças, pais e professores, todos ansiosos por sentir que parte de suas rotinas estava de volta e que dessa forma, seria menos doloroso seguir em frente e superar o difícil momento pelo qual passa toda a população friburguense.

“Diante de toda a tragédia que devastou nossa cidade, com o início do ano letivo, começamos a dar os primeiros passos para voltar, com segurança, ao cotidiano de nossas vidas. A secretaria, todo o aparato público, e o prefeito Dermeval em especial, estão empenhados em restabelecer, o mais rápido possível, todas as unidades de ensino do nosso município. Hoje reabrimos mais de 50 unidades, entre escolas e creches, e na próxima semana, dia 28, colocaremos para funcionar mais unidades. Se tudo sair como o estabelecido no nosso cronograma, no dia 14 de março estaremos com todas as escolas e creches em pleno funcionamento. Fica aqui o meu agradecimento a todos os professores e funcionários que tornaram possível honrar o compromisso de iniciar as aulas no dia de hoje, 21 de fevereiro”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário