Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sábado tem Banda na Praça

O projeto Banda na Praça apresenta neste sábado, 26, mais um concerto da Banda Sinfônica Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, a partir das 17h, na praça Getúlio Vargas.

O Banda na Praça é uma realização da Prefeitura de Nova Friburgo - através da Secretaria de Cultura – para promoção de espetáculos musicais a friburguenses e turistas, com um repertório eclético, que transita entre canções clássicas e populares.  

Autran providencia mudanças no trânsito para beneficiar pedestres e motoristas

A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) está trabalhando para melhorar o trânsito em toda a cidade e uma das mudanças necessárias será na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João), que terá a direção da mão invertida a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de março.

Os veículos que estiverem na Praça Dermeval Barbosa Moreira poderão retornar pela Rua Monsenhor, que também passará a ser acesso à Câmara dos Vereadores, Tingly e Bairro Suíço. O objetivo da inversão é desafogar o volume de carros que cruzam a Rua Monte Líbano.

O acesso dos carros pelo lado direito da Praça Dermeval (em frente ao Ienf), em sentido a Rua Monte Líbano, foi bloqueado para que os pedestres possam ter um tempo maior de travessia na faixa a eles destinada na entrada da via, e posteriormente será instalada sinalização específica.

Carga e Descarga

A Autran vem intensificando a fiscalização da Carga e Descarga em Nova Friburgo e orientando motoristas para que as determinações não sejam descumpridas. Entre elas estão: Proibido tráfego de caminhões no Centro da cidade das 11h às 18h; Horário de Carga e Descarga - 6h às 11h e 18h às 21h; e carros de passeio que estiverem estacionados nas vagas destinadas à Carga e Descarga nos horários determinados poderão ser multados e rebocados.

 Estacionamento Zero

A Autran informa aos usuários do Estacionamento Zero que também está intensificando a fiscalização de seus pontos. A falta do Cartão no pára-brisa do carro, adequadamente preenchido, ou a rasura do mesmo, culminará na aplicação de multa e reboque do veículo.

Aula Inaugural lembra a solidariedade de todo o país

Com a presença do prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, dos secretários municipais de Educação de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, Marcelo Verly e Claudia Costin, respectivamente, e do subsecretário estadual de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, foi realizada na última segunda-feira, 21, a aula inaugural do ano letivo 2011, em solenidade realizada no Teatro do Colégio Anchieta.
Cerca de 500 profissionais da área educacional compareceram ao evento, que contou ainda com a presença do vereador Jorge Carvalho, representando a Câmara Municipal, da advogada Simone Gomes de Souza, da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, e da professora Valéria Gomes, da Coordenadoria Estadual Serrana II.  Também prestigiou o evento, o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, e o secretário de Conselheiro Paulino, Jorge Muniz. 
Antes da abertura oficial dos trabalhos, os convidados prestaram homenagem aos alunos e funcionários da rede de ensino, vítimas da tragédia provocada pelas chuvas em janeiro – com um minuto de silêncio - enquanto seus nomes eram mostrados num telão instalado no palco. Em seguida, alunos da Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, que estudam canto na Oficina Escola de Artes, entoaram os hinos de Nova Friburgo e Nacional Brasileiro, sob a direção da professora Marlene Moreira Barbosa.
União, um sentimento comum
Coube ao prefeito Dermeval Neto abrir o evento saudando os convidados e em especial a secretária Claudia Costin, responsável pela palestra de abertura. Ele se dirigiu à platéia com palavras de carinho e agradecimento aos professores, enfatizando seu reconhecimento pelo imenso esforço empreendido pelo secretário de Educação e equipe.
“Aconteceu de ser justamente eu quem estava exercendo a função de prefeito desta cidade quando o mundo desabou sobre as nossas cabeças. Mal consegui sair de casa e fui encontrando as pessoas pelas ruas, desnorteadas, assim como eu. E tudo que eu queria era pedir que viessem comigo para, juntos, tentar entender e descobrir como enfrentar toda aquela desgraça,” lembrou o prefeito.
Depois de fazer referências a fatos e situações decorrentes do abalo sofrido pelo município, Dermeval fez questão de admitir, de público, neste primeiro contato com os professores que, “sozinhos, apenas com nossos recursos, não conseguiríamos restabelecer os serviços, muito menos reconstruir a cidade”. Ele contou como foi o primeiro encontro com o vice-governador Luís Fernando Pezão, a quem se dirigiu fazendo a pergunta que se tornaria a melhor tradução de sua personalidade. Ao receber Pezão em seu gabinete, quis saber: “Pezão, me diga o que posso fazer para ajudá-lo a nos ajudar”. Do vice partiu o primeiro passo de uma sequência de outros, vindos de autoridades e anônimos de todo o país, inclusive da presidente Dilma Rousseff que visitou o município, logo em seguida.
“Após aquela trágica madrugada, neste momento celebramos o início do ano letivo, o que considero uma grande conquista e o prenúncio do que somos capazes de fazer quando nos unimos e traçamos uma meta comum. Eu quero agradecer do fundo do meu coração, a Deus e a todos vocês”, disse o prefeito.
Para o vereador Jorge Carvalho, que fez carreira no magistério, a cerimônia se revestiu de uma emoção extra, por reencontrar amigos de longa data e colegas de profissão, no Colégio Anchieta, onde trabalhou durante muitos anos.
Como representante do governador e do vice-governador, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, respectivamente, o subsecretário estadual Affonso Monnerat acredita que o trabalho desenvolvido por cada funcionário da secretaria, hoje, vai muito além de suas atribuições cotidianas.
De acordo com Marcelo Verly, a expectativa do governo municipal é a de estar com 100% dos alunos da rede nas salas de aula até o fim deste mês. “Com a tragédia de janeiro, tivemos que alterar os planos e recomeçar sobre novas bases e perspectivas. Ao delegar poderes e descentralizar comandos, o prefeito Dermeval Neto agilizou sua gestão e demonstrou confiança na equipe formada por ele. Além disso, Dermeval está sempre disposto a nos ouvir e é sensível aos nossos pleitos. Todo esse apoio se traduziu numa máquina administrativa mais dinâmica que continua atraindo a ajuda de todo o país”, elogiou o secretário municipal de Educação.
Apoio irrestrito
A adesão imediata da secretária Claudia Costin foi fundamental nos primeiros dias pós-tragédia. Claudia, que se solidarizou com a população em geral, e os professores em particular, afirmou que o coração dos professores da cidade do Rio de Janeiro estava e continua com os colegas friburguenses. Contou que antes mesmo de pensar sobre o que fazer para ajudar Nova Friburgo, os professores do Rio decidiram procurá-la para se colocar à disposição da cidade serrana.
De acordo com seu relato, inicialmente partiram do Rio dois ônibus e um caminhão trazendo professores e material escolar. Depois vieram mais três ônibus com nova turma de professores, além de cadernos de apoio, cartilhas e apostilas. “Portanto, é com alegria que me dispus a abrir o ano letivo de Nova Friburgo, com uma palestra sobre as perspectivas da educação pública brasileira. Sabemos que vocês enfrentarão muitas dificuldades ao longo deste ano, porque não bastará cumprir metas. Vocês vão lidar com uma série de problemas que estas crianças, traumatizadas, trarão, por tudo que passaram. Em nome da secretaria da cidade do Rio, gostaria de oferecer, neste momento, todo o nosso carinho”, disse Claudia Costin, dando início, então, à palestra.

Solenidade marcou oficialização do início do ano letivo de 2011 (Foto: Daniel Marcus)