Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de março de 2011

Programa Pró Letramento é apresentado à rede municipal de ensino

Com a presença do secretário de Educação, Marcelo Verly, da coordenadora dos anos iniciais, Andréa Moraes, e dos professores da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, a equipe de Gestão de Capacitação e Formação Continuada, coordenada por Felipe Martins, realizou solenidade de abertura do programa Pró Letramento, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), na última quinta-feira, 17.
Tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade do ensino da leitura, escrita e matemática, este ano o programa conta com os tutores Cristina Shuenck Moraes e Thiago da Costa Santos (matemática), Lecy Lemos de Araújo e Sandro Vasconcellos Martins (alfabetização e linguagem).
A coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Aleksandra Rupar, abriu a cerimônia diante de um auditório lotado, com a performance da professora Sílvia Araújo, sobre o poema ‘O menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros.

Ensino público e privado no mesmo patamar

O secretário fez um breve relato da situação, atualizada, de escolas e creches já em funcionamento, assim como a quantidade de alunos em salas de aula. “Paralelamente ao trabalho de dar início ao ano letivo, o que só foi possível graças ao empenho de todos os nossos funcionários, nossa secretaria fez questão de manter os convênios já firmados. O lançamento do Pró Letramento para 2011 se reveste de grande importância e sinaliza claramente a perspectiva da secretaria de continuar investindo tudo aquilo que já estava proposto e apoiado”, disse Verly, lembrando que sua própria formação é resultado de educação pública, exceto por um ano em escola particular.
Ainda de acordo com ele, é preciso quebrar algumas barreiras, alguns paradigmas, que muitas vezes impedem avanços.  “É comum colocarem a educação pública num patamar inferior à educação particular. Não há porque haver essa distinção, essa diferenciação. O volume de investimentos que os governos aplicam na educação pública, contando com uma boa gestão e priorização adequadas, nada fica a dever à educação privada”, avaliou, acrescentando que a equipe da secretaria de Educação tem que funcionar como um órgão facilitador do trabalho desenvolvido pelo Pró Letramento.
Andréa Moraes informou que o programa vai ser coordenado, monitorado e executado por tutores formados e orientados por professores das universidades da rede de formação de professores, preparados para passar todos os ensinamentos aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.
“Sem vocês não alcançaríamos nenhum resultado. Vocês é que vão disseminar e multiplicar nas escolas a melhoria do ensino da leitura, escrita e matemática. O meu pedido a vocês, é que multipliquem dentro das escolas esse ensino que é fundamental para o aprendizado de nossas crianças. Que elas possam crescer junto com cada um de vocês. Esse é o resultado que esperamos. Façam acontecer”, pediu a coordenadora.

Prefeito promove lançamento do Manual do Consumidor e transmite cargo ao vereador Sergio Xavier

Um final de tarde cheio de novidades na Prefeitura de Nova Friburgo na segunda-feira, 21. Além do lançamento do livro “Manual do Consumidor”, de autoria do gerente do Procon/NF, o advogado Carlos Alberto Braga, o prefeito em exercício, Dermeval Barbosa Moreira Neto, transmitiu o cargo ao presidente da Câmara, o vereador Sergio Xavier, em função de uma pausa em suas atividades, por dez dias, para descansar um pouco.
Dermeval, amigo particular de Carlos Braga, elogiou o “Manual do Consumidor” elaborado com base nas perguntas feitas pelos consumidores no dia a dia do órgão e pelo seu acabamento. “Não é um manual, é um livro. E é disso que o povo está precisando. Eu farei uso como consumidor.”, declarou o prefeito.
O gerente do Procon, que considerou o trabalho um desafio, não só para ele, mas para sua equipe de servidores públicos, agradeceu a cada um que trabalhou na formatação da edição. “A ideia já existia e recebi força de colegas como Hamilton Sampaio e Julio Azambuja, sem falar no Dermeval, que me deu força para continuar no projeto. Identificamos carência de respostas para questões do dia a dia. O livro não será vendido. Nas comunidades mais carentes, o manual será distribuído gratuitamente. O consumidor poderá adquiri-lo trocando por um pacote de fralda descartável ou uma lata de leite em pó. O prefeito definirá com o secretário de Assistência Social para onde irão as doações”, discursou Braga.
Durante o lançamento, o advogado não deixou de agradecer aos apoiadores (Frigodário e Casa Friburgo) e à sua família: a esposa Marta, incentivadora de todos os seus projetos; ao filho Guto Braga, publicitário responsável pela concepção da capa do livro; e sua filha Carla Braga, jornalista, que embora não resida atualmente no Brasil, teria participado da produção. Carlos Braga lembrou, inclusive, um Documentário dirigido por sua filha sobre a trajetória política do avô do Prefeito Dermeval.

Transmissão de cargo

Dermeval Neto, que tem vivido momentos marcantes desde que assumiu a Prefeitura de Nova Friburgo, aproveitou a ocasião para transmitir o cargo ao presidente da Câmara, o vereador Sérgio Xavier, pelo período de 22 a 31 de março, ocasião em que ficará afastado para descansar um pouco.
“Foi com tranqüilidade que dividi esta cadeira com outras autoridades em função da tragédia, e neste momento também. Sei que Sergio dará continuidade. Emociono em lembrar a solidariedade do povo, quando caminhões chegavam e as pessoas ajudavam a Autran a fazer um cordão de isolamento para eles estacionarem. Já conversei com os secretários para ajudar no que for preciso. O secretário de Fazenda, toda manhã estará com ele para informar sobre o que teremos que pagar no dia. Eu recebi o projeto da Fazenda da Laje pronto e estamos dando continuidade. Assim será com Sérgio. Ele vai receber muitas coisas em andamento e dará continuidade enquanto descanso”, esclareceu Dermeval.
Sergio Xavier agradeceu a confiança de Dermeval e disse que caso atitude como esta tivesse sido tomada por governantes anteriores, talvez Nova Friburgo não estivesse passando por algumas situações atualmente. “É um momento importante, histórico. Embora os poderes sejam autônomos, independentes, eles são harmônicos. Ao retirar-se do município, chamar um sucessor para que o município não fique sem comando, é uma prova de que Dermeval deseja um trabalho coeso. Darei continuidade às ações”, destacou Xavier. Já o Vereador Luciano Faria assumiu a presidência da Câmara durante este período em que o vereador Sergio Xavier estiver como prefeito interino de Nova Friburgo.     

Depois do lançamento do Manual do Consumidor, prefeito transmite cargo a presidente da Câmara (Fotos: Leonardo Vellozo)

Cinema na praça

Diversão gratuita para os friburguenses

A Secretaria de Cultura, em parceria com a Energisa e a Secretaria de Educação, traz a Nova Friburgo o Cine Tela Brasil, projeto nacional de cinema itinerante que exibe filmes de forma gratuita nas cidades brasileiras. As projeções serão feitas na Praça Dermeval Barbosa Moreira nos dias 23 (quarta), 24 (quinta) e 25 (sexta-feira).

Uma tenda está sendo montada na praça com tela de exibição de 21 metros quadrados, áudio digital, 225 lugares e ar condicionado. Quatro filmes serão apresentados diariamente (nas datas mencionadas), nos horários de 8h30, 10h, 13h30 e 15h. São eles: O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes – censura livre; Eu e Meu Guarda-Chuva – censura livre; Antes que o Mundo Acabe – censura 10 anos e Desenrola – censura 12 anos.

A intenção da secretaria é retomar a vida cultural de Nova Friburgo e voltar a fomentar os movimentos artísticos da cidade, assim como promover entretenimento de qualidade aos friburguenses.

Exibições começam amanhã na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Foto: Leonardo Vellozo)