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terça-feira, 22 de março de 2011

Programa Pró Letramento é apresentado à rede municipal de ensino

Com a presença do secretário de Educação, Marcelo Verly, da coordenadora dos anos iniciais, Andréa Moraes, e dos professores da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, a equipe de Gestão de Capacitação e Formação Continuada, coordenada por Felipe Martins, realizou solenidade de abertura do programa Pró Letramento, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), na última quinta-feira, 17.
Tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade do ensino da leitura, escrita e matemática, este ano o programa conta com os tutores Cristina Shuenck Moraes e Thiago da Costa Santos (matemática), Lecy Lemos de Araújo e Sandro Vasconcellos Martins (alfabetização e linguagem).
A coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Aleksandra Rupar, abriu a cerimônia diante de um auditório lotado, com a performance da professora Sílvia Araújo, sobre o poema ‘O menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros.

Ensino público e privado no mesmo patamar

O secretário fez um breve relato da situação, atualizada, de escolas e creches já em funcionamento, assim como a quantidade de alunos em salas de aula. “Paralelamente ao trabalho de dar início ao ano letivo, o que só foi possível graças ao empenho de todos os nossos funcionários, nossa secretaria fez questão de manter os convênios já firmados. O lançamento do Pró Letramento para 2011 se reveste de grande importância e sinaliza claramente a perspectiva da secretaria de continuar investindo tudo aquilo que já estava proposto e apoiado”, disse Verly, lembrando que sua própria formação é resultado de educação pública, exceto por um ano em escola particular.
Ainda de acordo com ele, é preciso quebrar algumas barreiras, alguns paradigmas, que muitas vezes impedem avanços.  “É comum colocarem a educação pública num patamar inferior à educação particular. Não há porque haver essa distinção, essa diferenciação. O volume de investimentos que os governos aplicam na educação pública, contando com uma boa gestão e priorização adequadas, nada fica a dever à educação privada”, avaliou, acrescentando que a equipe da secretaria de Educação tem que funcionar como um órgão facilitador do trabalho desenvolvido pelo Pró Letramento.
Andréa Moraes informou que o programa vai ser coordenado, monitorado e executado por tutores formados e orientados por professores das universidades da rede de formação de professores, preparados para passar todos os ensinamentos aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.
“Sem vocês não alcançaríamos nenhum resultado. Vocês é que vão disseminar e multiplicar nas escolas a melhoria do ensino da leitura, escrita e matemática. O meu pedido a vocês, é que multipliquem dentro das escolas esse ensino que é fundamental para o aprendizado de nossas crianças. Que elas possam crescer junto com cada um de vocês. Esse é o resultado que esperamos. Façam acontecer”, pediu a coordenadora.

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