Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Prefeitura funciona de 11h30min às 17h30min

Está em vigor desde segunda-feira, 14 de março, o novo horário de funcionamento e de expediente de trabalho dos servidores públicos de Nova Friburgo: 11h30min às 17h30min. O Decreto Nº 042 foi assinado pelo prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto no dia 11 e publicado no Diário Oficial na edição de 12 a 14 de março de 2011.
Conforme o decreto, os servidores que ocupam cargos comissionados cumprirão expediente das 10h às 17h30min, com intervalo de uma hora (1h) para o almoço; e os que trabalharem seis horas consecutivas terão direito a um intervalo de 15 minutos durante a jornada de trabalho. Já os servidores que desenvolvem atribuições especiais, como plantões e escalas de revezamento, deverão cumprir o horário de expediente determinado pela secretaria em que estiver lotado.

Parceria: Educação e Águas de Nova Friburgo

Águas de Nova Friburgo e Secretaria de Educação
 promovem concurso na rede municipal de ensino
A concessionária Águas de Nova Friburgo firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação em encontro realizado na última sexta-feira, 11, entre a assessora de comunicação da empresa, Gabriela Azeredo, o diretor da Agência de Publicidade DesignTec, Wagner Jevaux, o secretário de educação Marcelo Verly e a coordenadora dos anos iniciais, professora Andréa Moraes, para promover o concurso ‘A importância da água para as cidades’ na rede municipal de ensino.
“Nossa empresa está oferecendo para a secretaria de Educação, dentro da campanha ‘Amigo da Água’, um concurso para escolher os cinco melhores desenhos feitos por crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, explicou Gabriela, lembrando que o período escolhido tem como principal motivação a comemoração do Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22.
“As crianças terão 10 dias para assimilar o tema, contando com a orientação das professoras, que abordarão as questões ligadas ao uso da água. Os alunos farão desenhos expressando suas ideias e sentimentos sobre a importância da água em suas vidas”, acrescentou Andréa.
O concurso vai premiar os melhores desenhos feitos pelas crianças de cada ano de ensino, com um kit de material escolar. Além dos alunos, suas escolas também serão premiadas com um computador. Os trabalhos começaram a ser elaborados a partir do dia 15, e podem ser entregues até o dia 25. No dia 26 haverá a entrega dos prêmios com um grande evento na Praça Demerval Barbosa Moreira, no centro da cidade.
Segundo Gabriela, a premiação acontece desde o ano passado quando foi criada a campanha “Amigo da Água”, e escolheu as melhores frases. “Este ano, enquanto decorre o prazo de 15 a 25 para a entrega dos desenhos, o grupo teatral Caixa de Histórias vai apresentar a peça ‘Viagem Encantada’, em algumas unidades”, revelou Gabriela.
O espetáculo tem 50 minutos de duração e reúne músicas do repertório infantil, mímica, pantomima, teatro de sombras, sempre interagindo com o público. O grupo teatral Caixa de Histórias é um dos projetos produzidos pela Mega Entretenimento e Comunicação.
Ao final do encontro, o secretário Marcelo Verly declarou: "Trata-se de mais uma iniciativa de grande relevância. Meio ambiente, em especial o tema Água, precisa estar constantemente na pauta dos debates e do processo ensino-aprendizagem. Reitero nosso desejo e disponibilidade em estabelecer parcerias que agreguem valor à qualidade do ensino municipal e à formação global de nossas crianças. Agradeço, em meu nome e do prefeito Dermeval Neto, à empresa Águas de Nova Friburgo pelo interesse neste projeto."

Autran pede compreensão dos donos de oficinas mecânicas

A Autarquia Municipal de Trânsito – Autran – já identificou que tem se tornado corriqueiro na cidade as oficinas que estendem a sua área de trabalho por toda a rua, causando transtorno a moradores, comerciantes, pedestres e até ao tráfego de veículos. Portadores de necessidades especiais e pessoas que andam com carrinhos de bebê, por exemplo, acabam tendo que se submeter a um verdadeiro malabarismo para conseguir transitar de uma calçada para outra.
No sentido de chamar a atenção ao problema, a Autran recomenda aos proprietários de oficinas mecânicas que não utilizem as calçadas para o estacionamento dos carros de seus clientes, sob pena da ter que tomar medidas coercitivas, como autuar a infração e rebocar o carro, para o restabelecimento do fluxo da rua.

Conselho de Cultura se reúne amanhã

O Conselho Municipal de Cultura se reunirá na próxima quarta-feira, 16 de março, às 18 horas, na Casa da Cultura (prédio do antigo Fórum). Segundo o secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho, Roosevelt Concy, a reunião terá como pauta única ‘os procedimentos para eleição da nova composição do CMC’.
“Retomando os trabalhos para o ano de 2011, convidamos todos para reunião de nosso Conselho. Pelo auxílio em toda caminhada percorrida até agora, sua presença é indispensável neste momento.“, reforça o secretário.

Afape será estrela de reality show

Programa da Record fará reforma na instituição

A Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) foi surpreendida na manhã de segunda-feira, 14, com a notícia de que será a estrela da próxima edição do reality show da Rede Record, ‘Extreme Makeover Social’, que faz reformas em estabelecimentos de ensino e oferece melhorias no processo educacional das instituições beneficiadas.

O secretário de Turismo, José Motta, entrou em contato com a produção do reality show, que logo se interessou pelo projeto e esteve hoje (ontem) com o prefeito Dermeval Neto para discutir os detalhes do programa. Transmitido pela Record Internacional, a atração não só realiza a reconstrução das instituições, mas faz a promoção do município beneficiado para 150 países.

- O objetivo do Extreme Makeover aqui em Nova Friburgo vai além da melhoria na qualidade de vida das crianças e da comunidade atendidas pela Afape, que foi gravemente atingida pelas chuvas de janeiro. Nossa intenção é dar visibilidade à cidade e mostrar que sua capacidade turística continua intacta, explicou Cristiana Arcangeli, apresentadora do reality.

Reforma em um mês
Os produtores da atração, que vai ao ar aos sábados na Record, após Legendários, já deram início aos trâmites burocráticos para reforma e fecharam parceria com uma construtora local, que cuidará das obras. Segundo eles, a nova Afape ficará pronta em um mês e será apresentada ao mundo totalmente modificada, com novos equipamentos educacionais e um espaço mais amplo e articulado.

O produtor executivo Alvaro Garnero, empresário e apresentador de TV, que sobrevoou Nova Friburgo junto com a equipe do programa, ficou impressionado com a amplitude da catástrofe e com a rapidez das ações de reconstrução. Alvaro se disse extremamente satisfeito em poder auxiliar o município no seu processo de renascimento.

- O Extreme Makeover tem repercussão mundial e, segundo estatísticas da própria Record, é o que mais atrai a atenção da mídia, por fazer trabalhos beneficentes. O interessante da atração é a união entre a comunidade e a instituição ajudada, que acabam ampliando ainda mais o projeto. Tenho certeza de que a Afape e Nova Friburgo colherão muitos frutos após a apresentação do programa, garantiu. 

A data de exibição do Extreme ainda será divulgada pelos produtores e pela TV Record, após a conclusão dos acordos com a prefeitura e a instituição beneficente.

Afape
A Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), localizada na Via Expressa, é uma entidade filantrópica fundada em 19 de setembro de 1961, pela professora Olga Magliano Bastos e a Associação Fribourg-Nova Friburgo, prestando atendimento a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, proporcionando escolaridade e atividades terapêuticas voltadas a seu desenvolvimento.

O Centro de Educação Especial da Afape abrange as seguintes áreas: Escola Especial, Clínica Médico-Psicopedagógica e Centro Ocupacional. Atualmente a instituição atende a 300 pessoas portadoras de necessidades especiais da cidade e região, em regime de externato e semi-internato.

Cristiana Arcangeli e Alvaro Garnero.
Prefeito recepcionou equipe no gabinete. (Fotos: Daniel Marcus)