Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Samu Regional deve começar a funcionar em junho

Em sua primeira reunião de trabalho à frente do executivo nesta terça-feira, 22, o prefeito em exercício, Sergio Xavier, ao lado do secretário de Planejamento, Olney Botelho e da secretária de Saúde, Jamila Calil, avaliou o projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Nova Friburgo e Região Serrana.

O consultor técnico do Ministério da Saúde, Lisandro Luis Pinto da Silva, e o coordenador regional da Secretaria Estadual de Saúde, José Carlos Rodrigues Paes, responsáveis pela instalação do serviço, explicaram que para o Samu Regional funcionar, os governos estadual e federal dependem da adesão dos 16 municípios que compõem a área escolhida para a aplicação do projeto.

Os prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Duas Barras, Carmo, Cantagalo, Macuco, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Guapimirim devem assinar termo de concordância ao projeto, que deverá ser gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Serra (CIS-Serra).

A verba gerenciada pelo Consórcio será custeada 50% pelo Estado e 50% pela União. Serão 20 ambulâncias de atendimento pré-hospitalar distribuídas de acordo com a demanda de cada município, com previsão para início de funcionamento no mês de junho, após as aprovações dos Conselhos e Câmaras Municipais, além da adesão das prefeituras.

Samu Regional/192

Cada ambulância básica conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As ambulâncias de suporte avançado, também conhecidas por UTI-Móvel, possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

Ao ligar para 192, o cidadão será atendido por um Técnico de Atendimento e Regulação Médica (TARM), que irá colher todas as informações necessárias para o preenchimento da ficha do paciente, como em um hospital. Em seguida, a ligação será passada para o médico regulador, que fará a análise do quadro do paciente, enviando a unidade mais adequada. Em casos comuns, não emergenciais, o médico dará a orientação necessária ao paciente, sem necessidade de envio da ambulância. Nas urgências, a UTI-Móvel será enviada para estabilização do paciente e posterior remoção ao hospital.

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito. (Foto: Daniel Marcus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário