Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SAMU REGIONAL É DISCUTIDO EM NOVA FRIBURGO

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 17, na Coordenadoria da Secretaria Estadual de Saúde, sediada em Nova Friburgo, os 16 municípios da região serrana e centro-norte fluminense iniciaram o processo de instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-regional), que ampliará o socorro pré-hospitalar em situações de emergência.

Entre as 28 ambulâncias garantidas para a região, serão entregues 20 Unidades de Suporte Básico (USB) e outras oito Unidades de Suporte Avançado (USA).

Cada USB conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As USA, também conhecidas por UTI-Móvel, possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

Elas vão permitir a cobertura de 16 municípios pelo Samu/192, que terá bases descentralizadas em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Carmo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras e Guapimirim.

Na reunião, estavam presentes os secretários de Saúde das cidades beneficiadas. O projeto foi debatido durante toda a tarde e será adaptado de acordo com as demandas regionais para posteriormente ser implantado. As ambulâncias do SAMU já estão atendendo, em sistema emergencial, nas cidades atingidas pelas chuvas de janeiro.

Entenda o SAMU/192

Ao ligar para 192, o cidadão será atendido por um Técnico de Atendimento e Regulação Médica (TARM), que irá colher todas as informações necessárias para o preenchimento da ficha do paciente, como em um hospital. Em seguida, a ligação será passada para o médico regulador, que fará a análise do quadro do paciente, enviando a unidade mais adequada. Em casos comuns, não emergenciais, o médico dará a orientação necessária ao paciente, sem necessidade de envio da ambulância.

Qualquer atendimento solicitado relacionado à violência, a unidade do SAMU vai acompanhada de uma equipe da Polícia. Em acidentes de trânsito o SAMU trabalha em conjunto com os Anjos do Asfalto e, no caso de óbitos, os profissionais acionam os recursos necessários.

Algumas unidades do SAMU são UTIs móveis, que possuem equipamentos necessários para estabilização do paciente e posterior remoção ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário