Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Prefeitura e Inea estudam projetos de proteção a áreas verdes

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, esteve reunido nesta quinta-feira, 24, com o prefeito Dermeval Neto, para tratar da instalação de uma sede da instituição no distrito de Lumiar, que atuaria, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na fiscalização de regiões de proteção ambiental e fomento ao turismo local.

A pauta do encontro também abordou o projeto de desapropriação, pelo Estado, de uma área no Parque dos Três Picos, para criação de uma subsede do Inea, que reuniria um centro de visitantes, museu de montanhismo, além do alojamento de guardas ambientais, para proteção do sítio ecológico.

Segundo André Ilha, o Parque dos Três Picos, que compreende uma área protegida de 65 mil hectares e é um dos maiores da América Latina, localizado em Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Nova Friburgo, tem um grande potencial não explorado para o ecoturismo na região.

- Com a construção da unidade de conservação, o retorno para o município, tanto em turismo quanto na arrecadação de ICMS Verde, imposto pago por área de preservação permanente, seria extremamente valioso para atrair a atenção de um extenso público que pratica a atividade turística ambiental, avaliou André.

A contrapartida do município seria a contratação de seis funcionários (três para a sede de Lumiar e outros três para o parque), o que será estudado pelo prefeito, respeitando o limite estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal, relativa à folha de pagamento da prefeitura.

Montanhismo e circuitos turísticos

Dermeval e a equipe do Inea também estudam a possibilidade de instituir um decreto de reconhecimento de áreas para prática específica do montanhismo, atividade tradicional em Nova Friburgo desde a década de 1940.

O prefeito também nutre a ideia de criar circuitos turísticos definidos, para que o visitante possa conhecer as belezas da cidade em locais e corredores específicos, à maneira como é feito na Europa, onde há caminhos famosos por onde os turistas são levados em companhia de guias locais.

Presentes também à reuinão, os secretários de Obras, Hélio Corrêa, de Governo, José Ricardo Lima e de Meio Ambiente, Eduardo de Vries.

André Ilha explica ao prefeito os projetos do Inea. (Crédito/Foto: Daniel Marcus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário