Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escolas do município estão sendo recuperadas

Secretário pede apoio ao MEC para repor patrimônio perdido com as chuvas

Desde a semana passada, dezenas de escolas que foram afetadas pela tragédia do dia 12 de janeiro estão sendo recuperadas por empresas designadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) e Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Friburgo, as quais estão efetuando obras, reparos, retiradas de lama e de entulhos, pinturas, entre outras ações. As unidades escolares deverão ser liberadas até o dia 07 de fevereiro para serem preparadas para o início do ano letivo que ficou estabelecido para o dia 21 de fevereiro. Como algumas unidades precisarão de cuidados que levarão mais tempo, o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e o secretário de Educação, Marcelo Verly, estabeleceram, ainda, duas outras datas para que haja tempo hábil para arrumar todas as escolas: 28 de fevereiro e 14 de março, após o carnaval, para o início do ano letivo nas escolas mais afetadas.

Além disso, como três unidades não poderão voltar a ser usadas, locais alternativos estão sendo procurados para que as crianças voltem a estudar dentro das datas estabelecidas. A Creche Izabel Jovelina Monteiro, no Rui Sanglard, foi soterrada em quase sua totalidade. A Creche João Batista Faria, conhecida como Cabrita, no bairro Vilage, está interditada por queda de barreira. E a escola José Alves de Macedo, em Conquista, só teve sua fachada preservada.

Com base no diagnóstico de cada unidade, realizado pelas direções das unidades escolares, a Secretaria de Educação levantou os bens a serem repostos, desde mesas e cadeiras até computadores, passando por material didático, brinquedos e geladeiras. Com base neste levantamento, o secretário enviou ao Ministério da Educação pedido de apoio para a reposição do que foi perdido, com a máxima urgência, para que as escolas voltem a funcionar completamente equipadas. O levantamento completo de todas as unidades foi entregue nesta segunda, 31, ao prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e servirá de base para todas as necessidades emergenciais da Educação, bem como ações estruturantes de curto, médio e longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário