Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Secretaria de Agricultura se mobiliza para atender produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura procura no momento dar assistência a todas as famílias prejudicadas pela catástrofe. Foi montado um Escritório Avançado na Ceasa, em Conquista, para um trabalho conjunto com a Emater-Rio e o Banco do Brasil, para atender também os agricultores familiares beneficiários do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - e do seguro agrícola Pró Agro, que em algumas situações estão recebendo visitas de técnicos em sua propriedade.

Segundo o subsecretário, Carlos Alberto Carneiro, máquinas do Programa "Estradas da Produção" já iniciaram os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, começando por Florândia da Serra. Entre as ações emergenciais da Secretaria e órgãos parceiros está a instalação de reservatórios (10 mil litros) nas comunidades de Fazenda Rio Grande, Florândia da Serra, Conquista, Barracão dos Mendes, Pilões e Salinas. Os reservatórios, cedidos pela Cruz Vermelha Brasileira, serão utilizados no tratamento e abastecimento às comunidades através de equipe da Fundação Municipal de Saúde - setor de Epidemiologia – e da Coordenação Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde.

Delegado do MDA visita áreas atingidas

O secretário Municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, e o Delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Jaime Muniz Martins, visitaram na sexta-feira, 28, áreas atingidas pelo desastre climático que assolou o município, verificando no local os danos nas áreas de produção. O Delegado demonstrou a preocupação do MDA com a situação dos agricultores, principalmente os do 3º Distrito (Campo do Coelho), ante a extensão dos danos que envolvem custeio e benfeitorias de infraestrutura, assim como máquinas e equipamentos, além de vias de acesso às propriedades.

Conselho de Desenvolvimento Rural

Na primeira quinzena de fevereiro, em data ainda a ser definida, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo se reunirá para deliberar, entre outros assuntos, sobre a ajuda financeira emergencial que o Banco Mundial disponibilizará através do Programa Rio Rural – Bird - aos agricultores que sofreram perdas com as enchentes.

O Conselho discutirá, também, o planejamento das ações emergenciais a fim de que as atividades agropecuárias no município não fiquem paralisadas por problemas de reparos nas estradas vicinais, galhos e pontas, e pontes destruídas e danificadas, impedindo o escoamento da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário