Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RECUPERAÇÃO DO SOLO DAS LAVOURAS

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria estadual de Agricultura, a empresa pública ligada à secretaria, Pesagro-Rio, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já estudam soluções tecnológicas para recuperação da fertilidade do solo nas propriedades rurais atingidas pelas chuvas na Região Serrana.
De acordo com as duas empresas técnicas, a erosão superficial no solo, cobertura de áreas de lavouras com areia, barro e pedras e alteração de cursos de rios e córregos, com afloramento rochoso, comprometeram a capacidade produtiva dessas terras, em muitos casos, inviabilizando a atividade agrícola.
A Região Serrana é conhecida por sua capacidade de produção de hortaliças e flores, em especial Nova Friburgo e Teresópolis, culturas de ciclos curtos, que exigem alta fertilidade orgânica e permanente rotação de lavouras.
Nesta quinta-feira (27/01), as equipes iniciam as vistorias pelas comunidades rurais de Sebastiana e Vieira, em Teresópolis, e Conquista e Salinas, em Nova Friburgo.

Um comentário:

  1. Se fosse num país europeu desenvolvido, suponho que o produtor rural iria receber pela produção perdida. Infelizmente, o governo brasileiro faz muito pouco pelo homem do campo...

    ResponderExcluir