Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MINHA CASA, MINHA VIDA

Depois de sobrevoarem as regiões mais atingidas pelas chuvas dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e o subsecretário executivo de Obras, Hudson Braga, reuniram-se, em Nova Friburgo, para tratar da construção de unidades habitacionais destinadas a famílias desabrigadas na Região Serrana.

As primeiras casas (três mil) devem ser erguidas na Fazenda da Laje, no distrito de Conselheiro Paulino, área desapropriada pela Prefeitura de Nova Friburgo. Ainda esta semana, o governo do estado dará início aos trabalhos de topografia do terreno. De acordo com Hudson Braga, o governo está fazendo levantamento de terrenos disponíveis para a construção das moradias.

3 comentários:

  1. Não me parece uma boa idéia construir tantas unidades habitacionais num mesmo local, sob pena de ser criado um grande bolsão de pobreza. Não houve o planejamento adequado nem os necessários estudos de impacto (ambiental, trânsito, serviços públicos em geral) das consequências dessa medida.
    Pensem no trânsito de nossa cidade e em sua geografia. Será que a localidade escolhida suporta receber 3.000 mil casas, cujos moradores trabalharão em diversos bairros da cidade, em especial, no centro) sem que isso traga enormes prejuízos para o já caótico trânsito de Friburgo?
    Infelizmente, as pessoas responsáveis por tomar decisões (políticas) têm uma visão muito limitada da realidade e o populismo ainda é um mal que está longe de ser extirpado. A sociedade, que deveria exigir condutas corretas de seus representantes políticos, é muito fragmentada e cada cidadão, em geral, somente está interessado naquilo que lhe beneficia.
    Somente percebemos o erro no futuro, quando já não há mais o que fazer.
    As experiências do passado deveriam orientar os nossos governantes a seguirem um caminho mais adequado.
    Por favor, senhores políticos, deixem de fazer demagogia e populismo com os problemas do povo. Decisões técnicas devem ser tomadas por técnicos. Não misturem as coisas (novamente).
    Este momento é a grande chance que temos, todos, sociedade e políticos, de dar um enorme passo à frente.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com as preocupações do cidadão que expôs seus comentários acima. Segundo uma reportagem do Jornal Nacional, que foi ao ar na semana passada, houve até deslizamentos no local:


    "Uma área em Nova Friburgo já foi desapropriada para a construção das casas. É o terreno de uma antiga fazenda, afastado 14 quilômetros do Centro e ainda com poucas moradias ao redor. Região que também foi prejudicada pelos deslizamentos. No local, serão erguidos 3 mil apartamentos. Mas a destruição que se vê também nos acessos mostra o tamanho do desafio que as autoridades terão pela frente".

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/governador-do-rio-diz-que-moradias-serao-construidas-pelo-minha-casa-minha-vida.html

    ResponderExcluir
  3. Como eu já comentei no SOS Nova Friburgo, corre o perigo de virar uma Cidade de Deus da serra. A Cidade de Deus foi a mesma coisa: pra se livrarem das pessoas que moravam na praia do Pinto (perto da Lagoa), mandaram todo mundo pra um fiofó do judas sem transporte público, escola, hospital. E o lugar virou o que sabemos.

    ResponderExcluir