Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GOVERNADOR E MINISTROS COORDENAM AJUDA A NOVA FRIBURGO

Governador e ministros prestam apoio a Nova Friburgo e região
Autoridades estiveram no município para coordenar equipes
O governador Sergio Cabral, acompanhado de seu vice, Luiz Fernando Pezão, além dos secretários de Estado e dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Justiça, José Eduardo Cardoso e da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos, estiveram nesta terça-feira, 18, em Nova Friburgo, para coordenar as ações tomadas no município.
Segundo Cabral, todos os equipamentos disponíveis para o resgate das vítimas, como helicópteros, máquinas e caminhões já estão na cidade, além de 10 mil pessoas, entre servidores públicos e voluntários, ajudam em abrigos, áreas de risco, entrega de mantimentos e desobstrução de estradas.
A presidente da CEF informou que o fundo de garantia (FGTS) será liberado já nesta quarta-feira, 19, para a população das cidades atingidas. Ela ressaltou a velocidade da resposta dos governos Federal e Estadual, que logo no terceiro dia após o impacto das chuvas depositaram recursos para os três municípios mais afetados: Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Saque FGTS

Para conseguir sacar o recurso, o trabalhador terá que apresentar um documento com foto que comprove a sua identidade, como RG ou carteira de trabalho, e um comprovante de residência nos postos ou agências da Caixa Econômica. Caso tenha perdido esses documentos, é possível apresentar algum documento da prefeitura comprovando que seja morador das áreas delimitadas no decreto de calamidade pública.

O valor máximo do saque está limitado a R$ 5,4 mil. A Caixa não tem uma previsão do total que deve ser sacado mas, três cidades onde o saque poderá ser solicitado a partir desta quarta, o total em depósitos no Fundo chega a R$ 492 milhões.

Em caso de falecimento do beneficiário, o saque depende da apresentação da certidão de óbito e da entrada desses documentos junto ao INSS. Nesse caso, no entanto, pode ser sacada a totalidade do valor existente na conta.
Habitações populares
Cabral ressaltou a importância da desapropriação do terreno da Fazenda da Laje, em Conselheiro Paulino, pelo prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Neto, o que possibilitará a construção de três mil habitações populares para os desabrigados, já em fevereiro. O governador também falou da importância do cadastro para o aluguel social, que será destinado às seis mil famílias que perderam suas casas na região.
Segundo o secretário de Assistência Social do Estado, Rodrigo Neves, 600 toneladas de donativos já chegaram aos municípios e estão sendo distribuídas aos abrigos e às vítimas que ainda não conseguiram deixar áreas isoladas, devido à falta de acesso das equipes de resgate.
O vice-governador, Pezão, afirmou que a resposta do governo foi rápida e eficaz. Trabalhando junto às autoridades locais e federais, além das empresas de água, luz e telefonia, as equipes municipais, estaduais e federais, como também voluntários, conseguiram restabelecer 90% do fornecimento de energia elétrica na cidade, 65% do abastecimento de água e 98% do serviço de telefonia móvel.
Auxílio às vítimas
O ministro Nelson Jobim garantiu ao prefeito de Nova Friburgo que as forças armadas permanecerão na cidade, com os hospitais de campanha montados na prefeitura e na praça Dermeval Barbosa Moreira, além do auxílio à segurança e à busca das vítimas, o tempo que for necessário.
O secretário estadual de Saúde, Sergio Cortes, está coordenando os atendimentos em abrigos e o IML fixado no IENF, centro da cidade. Os corpos estão em caminhões frigoríficos aguardando a identificação durante sete dias, para posterior sepultamento. O Hemorio também está no município cuidando da captação de sangue e do envio de material para transfusão direto da capital.
Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), informou que engenheiros e geólogos trabalham no reconhecimento das áreas de risco e estudam estratégias para conter o avanço dos terrenos sobre as edificações em áreas sem vegetação.  
O governador Sergio Cabral pediu prioridade às buscas de vítimas, ao abrigo dos que perderam suas casas e ao enterro digno dos mortos. Posteriormente, segundo ele, segue o cadastro dos desabrigados para o aluguel social e a construção das habitações populares.  
Abrigos temporários
Equipes do Rotary International estão em Nova Friburgo com membros da ONG ShelterBox, instituição que atua em todo o mundo na instalação de tendas para desabrigados de grandes tragédias. Eles atuarão em terrenos disponibilizados pela prefeitura para montagem do equipamento.
As caixas trazidas por eles contêm uma tenda de socorro para uma família de até 10 pessoas e são projetadas para suportar temperaturas extremas, fortes ventos e chuvas intensas. Internamente, cada barraca tem partições de privacidade que permitem aos beneficiários dividir o espaço como entenderem.
Além disso, as tendas oferecem kits infantis, cobertores, forração impermeável, mosquiteiros, ferramentas para diversas situações, fogão multi-combustível, utensílios de cozinha, sistema de purificação e armazenamento de água e alimentos.
Segundo Cabral, como a oferta de imóveis na cidade ainda é pequena para a inclusão do aluguel social, as tendas se tornam uma alternativa importante para o conforto e individualidade das famílias desabrigadas.
O governador reiterou ao prefeito Dermeval que todas as equipes presentes na cidade permanecerão por tempo indefinido até que Nova Friburgo retome seu ritmo normal e possa novamente caminhar com seus próprios pés.

2 comentários:

  1. Olá!

    Pelo que pude verificar no contato com o público lá na Sec. de Ação Social, a população está ansiosa em saber onde poderá solicitar todos os benefícios que serão colocados à disposição. Veio muita gente perguntando sobre o aluguel social e a orientação que recebemos foi de informar às pessoas que tudo isto ainda será divulgado posteriormente. Sendo assim, compartilho a sugestão para que a Prefeitura divulgue onde serão disponibilizados cada um dos benefícios e faça uma cartilha já que muita gente desabrigada e desalojada não tem acesso á internet.

    Cordialmente,

    Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz

    ResponderExcluir
  2. na verdade preciso de uma informaçao,tenho uma familia que ficou desabrigada e foi para sao gonçalo, esta familia perdeu td como deve proceder em relaçao a cadastros e beneficos?? por favor se puder ajudar agradeço por eles!!obrigado robert anselmo paes

    ResponderExcluir