Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONSTRUÇÃO DE MORADIAS ESTÁ AUTORIZADA

Juiz assina liminar desapropriando área para construção de moradias

A Prefeitura de Nova Friburgo, com o apoio dos governos Federal e Estadual, conseguirá construir três mil apartamentos em uma área de 2.6 milhões de m2 desapropriada na Fazenda da Laje, localizada em Riograndina, a aproximadamente 1,5 km do centro do Distrito de Conselheiro Paulino. O imóvel foi avaliado previamente em R$ 544 mil.

Na tarde desta terça-feira, 18, o Juiz de Direito Paulo Vagner Guimarães Pena assinou a liminar autorizando a desapropriação do imóvel, com anuência do Ministério Público. Segundo o prefeito da cidade, Dermeval Barboza Moreira Neto, os imóveis começarão a ser construídos tão logo seja possível.

“Consultei Icaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas (EMOP), e amanhã é bem possível que já seja feito um estudo geológico no local. Gostaria de aproveitar essa Força Tarefa montada na cidade para levantar logo esses apartamentos, para que as famílias prejudicadas com a chuva possam ter um local para morar. Sem a ajuda do Governo Federal e do Governo do Estado não seria possível conseguir verba para a construção dessas moradias”, avaliou Dermeval.

Dermeval informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social consultará o cadastro do Programa 'Minha Casa Minha Vida' e cruzará dados para avaliar e definir quais famílias serão primeiramente atendidas. O prefeito acredita que muitos dos cadastrados são os mesmos que hoje já não possuem mais um imóvel para morar.

2 comentários:

  1. Olá!

    Gostaria de esclarecimentos sobre a segurança deste terreno. Embora eu já tenha ido a Riograndina e feito umas caminhadas por lá, não conheço detalhadamente cada localidade do distrito. Se alguém puder se manifestar seria bom.

    Grato,

    Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz

    ResponderExcluir
  2. Em tempo! Conforme noticiado pelo Jornal Nacional em 18/01/2011, parece que a localidade desapropriada pela Prefeitura para construir as moradias foi atingida por deslizamentos, o que pode oferecer riscos para os futuros moradores. Diz o texto da matéria exposta na internet que:

    "Uma área em Nova Friburgo já foi desapropriada para a construção das casas. É o terreno de uma antiga fazenda, afastado 14 quilômetros do Centro e ainda com poucas moradias ao redor. Região que também foi prejudicada pelos deslizamentos. No local, serão erguidos 3 mil apartamentos. Mas a destruição que se vê também nos acessos mostra o tamanho do desafio que as autoridades terão pela frente".

    Embora a reportagem do JN não diga precisamente onde é que a Prefeitura pretende construir as novas habitações, suponho que se trate mesmo da Fazenda da Laje.

    Portanto, afim de que a vida e o patrimônio de pessoas sejam preventivamente protegidos, evitando outras catástrofes, considero fundamental que nós, cidadãos friburguenses, fiquemos atentos.

    Informo para os devidos fins que a matéria do Jornal Nacional pode ser lida na seguinte página:

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/governador-do-rio-diz-que-moradias-serao-construidas-pelo-minha-casa-minha-vida.html

    ResponderExcluir