Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO DA REDE ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou na quarta-feira, 19, com o apoio da Prefeitura do Rio (coordenadoria de infraestrutura) e da Secretaria de Obras da capital (Riourbe e diretoria de planejamento), levantamento da situação física e logística da rede educacional de Nova Friburgo.
Segundo o secretário Marcelo Verly, das 20 unidades visitadas, seis apresentam problemas de natureza diversa: avarias no imóvel, ocorrência de alagamento, perda de mobiliário e equipamentos, danos às estruturas elétricas, hidráulicas, de telefonia e de internet, destruição de materiais escolares.
Verly informa que dará continuidade ao trabalho de levantamento dos danos com o apoio das direções das unidades, que receberam formulário próprio através de e-mail enviado pela SME e em reunião que será realizada nesta sexta, às 10h30, no CIEP Licínio Teixeira, Olaria, sede da secretaria.
- Avaliação preliminar feita pelos técnicos da Prefeitura do Rio e pelo arquiteto Fernando, da nossa coordenadoria de infraestrutura, aponta prejuízo de R$ 300 a 500 mil por unidade afetada. Se a proporção de unidades for mantida em relação às já visitadas (seis unidades afetadas de um total de 20 visitadas), teríamos cerca de 40 unidades com problemas, e de R$ 12 a 20 milhões de prejuízo, prevê o secretário.
A Secretaria também está realizando o levantamento de professores, servidores e alunos que perderam suas vidas no fatídico 12/01 e reporta ainda que possui cerca de 20 unidades, entre escolas e creches, servindo de abrigo para a comunidade atingida pela catástrofe. São elas: Escolas Isabel Monteiro, Messias Moraes Teixeira, Lafayette Bravo Filho, Umbelina Breder de Queiroz, Francisco Silveira, Pastor Schlupp, Hélio Gonçalves Corrêa, Claudir de Lima, CIEP Licínio Teixeira, Patrícia Jonas Santanna, Eduardo Bueny, Vevey La Jolie, e creches Clementina Aires Martins e Bela Vista, entre outras.
Os ônibus de transporte escolar estão, desde a ocorrência da catástrofe, transportando diariamente pacientes de hemodiálise para Itaperuna, Itaboraí e São Gonçalo.
- Em meio a toda situação delicada que vivemos, iniciamos ainda estudos para projetar um novo modelo de escola, padronizada, com pilotis altos, ambientalmente inteligentes, com estruturas modernas, a serem localizadas em áreas planas, com o objetivo de concentrarmos nossa rede através dos distritos e regiões, a fim de minimizarmos os recorrentes problemas que vivemos na educação municipal, agravados sobremaneira com essa tragédia. Uma espécie de CIEP serrano, projeta Verly.
A SME solicitará formalmente ao Ministério da Educação (MEC), através do governo municipal, apoio tanto para resolver os problemas identificados nas atuais unidades, quanto na construção das novas, estimadas entre 15 e 20, e que poderiam abrigar toda a rede em melhores condições. Uma delas na Fazenda da Laje, próxima às três mil novas residências que serão construídas.
Todos os levantamentos serão concluídos até a próxima segunda-feira, 24, quando o secretário se reunirá com o prefeito Dermeval Neto para decisão relativa à data de início do ano letivo, que estava prevista inicialmente para a primeira semana de fevereiro.

2 comentários:

  1. Só faltou falar da falta de pessoal para trabalhar, melhoria de salário do apoio que ganha os miseros 510 reais, falta de alimentação, pois ficamos por uns 2 meses levando marmitas. E o porque , que neste ano, ninguem lembrou que o apoio ganha pelo menos 50 reais pra comprar o pão, o leite, o açucar os ovos e talves o oleo pra fritar a rabanada. Ficamos com a mesa de natal sem a deliciosa rabanada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... diante de tanta tristeza de muitas familias, há quem se importe com rabanada!! enfim...

    ResponderExcluir