Pesquisar neste blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

MINISTRO DA SAÚDE ANUNCIA ESTRUTURAÇÃO DO SAMU REGIONAL

Neste sábado, 22, o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, recebeu em seu gabinete o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro reuniu o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e os prefeitos Jorge Mario Sedlacek, de Teresópolis, Paulo Mustrangi de Petrópolis, Affonso Henriques Monnerat, de Bom Jardim e Juarez Corguinha, de Sumidouro. Estavam presentes também as secretárias de Saúde Solange Cirico, de Teresópolis, Aparecida Barbosa da Silva, de Petrópolis e Jamila Calil, de Nova Friburgo, além de Marcos Mufarreg, da Fundação Nacional de Saúde, unidade Rio (Funasa-RJ).

Durante a visita, o ministro Alexandre Padilha se colocou à disposição dos municípios da Região Serrana atingidos pelo temporal de 12 de janeiro, mostrando preocupação com a questão do uso correto da água neste período pós-enchente, que deve ser esterilizada, bem como com a vacinação das vítimas do temporal e dos animais domésticos. Padilha anunciou a estruturação do Samu Regional, com 20 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) para reforço na assistência à população. Os veículos chegarão aos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo na próxima semana e ficarão disponíveis às demais cidades afetadas pelas chuvas.

- Estamos anunciando hoje que vamos estruturar o Samu Regional de forma permanente. Conversei com os prefeitos Jorge Mario, Paulo Mustrangi e Dermeval Neto que, inclusive, já criaram um consórcio. O Samu Regional será gerido pelos governos Federal e Estadual, em parceria com as prefeituras dos três municípios, declarou o Ministro, informando que as 20 ambulâncias representam um investimento em torno de R$ 2,75 milhões. Posso garantir que 50% do custeio do Samu caberão ao Governo Federal, e os 50% restantes ficarão a cargo do Governo do Estado, completou.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez questão de ressaltar que Estado e União trabalham unidos pela recuperação dos municípios da Região Serrana. “Estamos fechando parcerias, como o Samu Regional, ação estratégica pelo atendimento de urgência e emergência para a população. Vamos investir agora na vacinação de cães e gatos contra a raiva animal em toda a região, além de reforçar as visitas aos abrigos da região para checar as condições sanitárias, sociais e principalmente de saúde mental”.

O vice-governador Pezão acredita que a união dos governos Federal, Estadual e Municipais vai permitir que a reconstrução das cidades danificadas pelas enchentes seja mais rápida do que o previsto inicialmente. “Apesar de ter sido a maior catástrofe do país, a pronta resposta das três esferas de poder também foi a maior já vista. Por isso tenho esperança de que vamos reerguer as cidades em um tempo muito mais curto do que o imaginado”.

SOLIDARIEDADE

Durante a reunião de trabalho em Nova Friburgo, foram repassados aos prefeitos Dermeval Neto, Jorge Mario e Paulo Mustrangi três cheques no valor de R$ 25 mil, doados pela modelo e atriz Gisele Fraga.  Ela ganhou um automóvel Kia Soul Flex na Ilha de Caras e doou o valor do carro para as vítimas das enchentes das três cidades.

O prefeito Dermeval agradeceu por e-mail o gesto solidário da atriz, em que diz: “Foi com muita emoção que recebemos a sua doação neste momento de profunda tristeza e dor, em que tentamos reconstruir a nossa cidade, resgatar a autoestima do nosso povo e dar um mínimo de dignidade às famílias que perderam seus entes queridos e seus lares. Pessoas como você renovam nossos sentimentos de esperança e reavivam a nossa fé na certeza de que um dia seremos uma só família. Muito obrigado, Gisele. Obrigado em nome do povo de Nova Friburgo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário