Pesquisar neste blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

HOSPITAL DE CAMPANHA DO ESTADO CHEGA A 1.078 ATENDIMENTOS

Montado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) no dia 14 de janeiro, em Nova Friburgo, o Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro já atendeu a 1078 vítimas dos deslizamentos no município.
Segundo a secretaria, dos 1078 atendimentos realizados no HCamp, a maioria foi de urgências cardiovasculares (infartos, arritmias), doenças neurológicas (Acidente Vascular Encefálico e crises convulsivas), urgências metabólicas (hiperglicemia - pacientes com níveis altos de glicose no sangue), ferimentos (cortes e feridas), trauma, diabetes, hipertensão arterial e crises respiratórias (asma). Também são atendidos na unidade pacientes com indicação cirúrgica, como abdômen agudo (apendicite e  hérnia encarcerada). Nesses casos, os pacientes recebem o primeiro atendimento, são estabilizados e removidos para as unidades hospitalares indicadas para cada caso.
Das vítimas atendidas no HCamp, 49% eram do sexo masculino e 51% do feminino. Já foram realizados 505 exames clínicos e 110 tomografias computadorizadas. Os casos mais graves, 39, foram removidos para hospitais. A unidade de saúde da Sesdec conta com um setor de Acolhimento e Classificação de Risco.
A estrutura de saúde da qual o Hcamp de Nova Friburgo faz parte, que inclui o Tomógrafo Móvel e a Unidade Móvel de Coleta do Hemorio, está instalada na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade. No hospital, com 11 leitos, estão atuando três médicos cirurgiões, sete clínicos, um pediatra, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que se revezam nos plantões. A equipe é formada por profissionais civis da Sesdec e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário