Pesquisar neste blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO INICIA DIAGNÓSTICO DA REDE DE ENSINO

Secretário de Educação reúne diretores para fazer levantamento da situação das escolas e creches e constata que pelo menos 66 alunos e cinco profissionais perderam suas vidas na tragédia que assolou Nova Friburgo
O secretário Marcelo Verly realizou, na manhã de sexta-feira, 21, reunião com diretores das escolas na quadra do Ciep Licínio Teixeira, sede da Secretaria, para solicitar um levantamento detalhado da situação das unidades, com o objetivo de preparar um diagnóstico global e formal que servirá como base para elaboração de projeto de recuperação e solicitação de recursos para a educação municipal.
Verly iniciou o encontro se solidarizando com todos, dizendo que a impressão era de um pesadelo interminável, momentos de perda de familiares, amigos, conhecidos. Pediu um minuto de silêncio em homenagem aos mortos para, em seguida, explicar o objetivo da reunião. Solicitou que todas as diretoras façam o preenchimento do formulário elaborado, anexando fotos da unidade, e entreguem na próxima segunda-feira, às 10h30, na sede da Secretaria, quando será realizada nova reunião. O relatório final estará pronto na tarde do mesmo dia. A partir desse levantamento, a Secretaria Municipal de Educação enviará as informações consolidadas à Prefeitura, para encaminhamento ao Governo Federal, e poderá começar a planejar o início do ano letivo.
O secretário de Educação orientou para que sejam feitas cópias das chaves de todas as unidades, e entregues igualmente à Secretaria, pois algumas tiveram que ser arrombadas, não tendo sido possível localizar servidores que teriam condições de abrir as escolas e creches para receber as pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas.
A promotora da Infância e Adolescência em Nova Friburgo, Dra. Simone Gomes de Souza, também compareceu à reunião e informou que um comitê foi criado para atender à demanda específica das crianças e adolescentes e que professores e diretores são, muitas vezes, as pessoas mais próximas dos alunos. Como muitos perderam os pais, pediu que qualquer tipo de abuso fosse levado ao conhecimento do Conselho Tutelar, que montou um posto de atendimento no Ienf.
O momento mais triste da reunião foi quando cada um se manifestou sobre o falecimento de servidores e alunos. Fora os desaparecidos, foram contabilizados mais de 70 óbitos, sendo 66 alunos e cinco profissionais da rede, até o momento.
Ao final da reunião, o secretário pediu que todos os presentes dessem as mãos para rezar o “Pai Nosso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário