Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EMPRESAS RECEBERÃO AJUDA DO BNDES

Segundo informações da assessoria de comunicação do governo estadual, o governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira (21/01), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que as empresas da Região Serrana, localizadas nas áreas atingidas pelas fortes chuvas, serão beneficiadas pelo Programa Emergencial de Reconstrução, por meio do qual o banco destinará, em condições especiais de financiamento, R$ 400 milhões aos empreendedores locais. O anúncio foi feito em entrevista à imprensa, após reunião entre Cabral e o presidente do banco, Luciano Coutinho.
O governador destacou a importância econômica dos municípios da serra para o Rio de Janeiro.

Em um primeiro momento, o programa será dedicado a pequenos empreendedores que têm dificuldade em retomar seus negócios. A linha tem limite de R$ 1 milhão, dez anos de prazo de pagamento e dois anos de carência. Além da compra de máquinas e equipamentos, ela abrange a reconstrução e recuperação dos estabelecimentos.

Repasse dos recursos

A assessoria de comunicação informa ainda que a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio) ficará responsável por repassar os recursos do BNDES, junto com o de outras instituições financeiras, como o Banco do Brasil. Segundo o presidente da Investe Rio, Maurício Chacur, três postos avançados serão abertos na serra para prestar apoio financeiro a empreendedores que tiveram suas atividades prejudicadas pela tragédia.

O Programa Emergencial de Reconstrução (PER) é abrangente e prevê, ainda, refinanciamento de dívidas de empresas e municípios. Suas operações se darão por meio da rede de agentes financeiros credenciada no BNDES. O programa terá condições semelhantes às do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), que financia bens de capital a juros fixos de 5,5% ao ano. O prazo é de 120 meses, com 24 de carência. A diferença é que, além de máquinas e equipamentos, o programa anunciado agora poderá financiar obras de construção civil e capital de giro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário