Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AUTORIDADES SE UNEM POR NOVA FRIBURGO

Representantes das esferas governamentais se unem para reconstruir Nova Friburgo

            A Presidência da República enviou à Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro no domingo, 16, o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da República, General de Exército José Elito Carvalho. Em Nova Friburgo, o General concedeu entrevista à imprensa, acompanhado do vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; do prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto; e do Chefe do Estado Maior de Defesa, Contra Almirante Ney Zanella.  
O Ministro Chefe informou que a volta de um representante do Governo Federal à cidade tinha como objetivo principal a objetividade na execução das ações que devem ser feitas para o bem da população, de forma integrada com todos os órgãos envolvidos, para que seja possível mudar o quadro da situação caótica em que o município se apresenta desde a madrugada de quarta-feira, 12 de janeiro.  
            O prefeito Dermeval, que assumiu a prefeitura do município a cerca de três meses, foi elogiado pelas autoridades, uma vez que diante de uma catástrofe como a ocorrida está conseguindo administrar as situações e pedir auxílio a todas as esferas governamentais, para que a cidade volte ao seu ritmo, se não normal, o mais próximo disso.
As autoridades preferiram não prever o tempo em que as Forças Armadas terão que permanecer na cidade, embora trabalhando 24 horas, pois diferente de Petrópolis e Teresópolis, toda a cidade foi destruída. A prioridade é dar apoio aos moradores das localidades mais atingidas, cujas famílias foram desfeitas por óbitos ou por parentes desaparecidos e às pessoas que necessitam de atenção médica e habitação; além de cuidar da chegada de suprimentos essenciais a todos que precisam e a limpeza das ruas.
Assim que a entrevista coletiva foi encerrada, as autoridades se reuniram reservadamente para discutir as próximas estratégias de ações e reorganizar a logística de todos os serviços envolvidos, com o objetivo de restabelecer a vida de toda a população o mais breve possível.
           
Centro Estratégico de Logística

Sob a organização da Secretaria Municipal de Assistência Social, está instalado na antiga Fábrica Ypu, logo na entrada da cidade, para quem chega pela RJ 116, um Centro Estratégico de Logística para receber e distribuir as doações. A Concessionária de Energia Elétrica em Nova Friburgo, Energisa, restaurou a luz no local através de um gerador e imediatamente voluntários se apresentaram para ajudar a descarregar caminhões e a carregar outros com o que está sendo distribuído pela cidade.
Embora muitas carretas trazendo todo tipo de mantimento e artigos de primeira necessidade estejam com dificuldades para chegar à fábrica, devido às condições das estradas e o tamanho dos veículos, o prefeito Dermeval solicitou aos motoristas que tenham um pouco mais de paciência para que as doações sejam retiradas e acomodadas em local apropriado.

Apoio integral

Em 28 anos de vida pública, o vice-governador do Estado, Pezão, disse nunca ter presenciado tamanho empenho e dedicação dos governos Federal e Estadual. Após a visita da Presidenta da República Dilma Roussef ao município, imediatamente foi depositado nas contas das prefeituras das cidades atingidas pelas fortes chuvas e do Governo Estadual verbas para auxiliar na recuperação dos municípios.
O prefeito de Nova Friburgo desapropriou esta semana uma área na localidade de Fazenda da Laje para a construção de três mil moradias, que abrigará vítimas da catástrofe. “Assim como o prefeito conseguiu identificar imediatamente uma área em que fosse possível construir casas para a população, pois Nova Friburgo possui uma topografia difícil, peço que nos avisem caso tenham conhecimento de áreas em locais seguros que poderiam atender esta necessidade, não só em Nova Friburgo, mas também nas cidades vizinhas atingidas”, destacou Pezão durante a coletiva, lembrando que o Governo Federal disponibilizará R$ 1 milhão para o Programa ‘Morar Seguro’.

Apelo

O vice-governador, Pezão, demonstrou-se esperançoso, pois acredita que até terça-feira, 18, a ‘Força Tarefa’ conseguirá chegar às localidades mais distantes cujos acessos estão mais difíceis. “Vamos trabalhar para achar os corpos de todas as vítimas e a ajuda dos moradores será de fundamental importância. Vamos procurar até achar. As famílias precisam, pelo menos, enterrar seus parentes decentemente”, informou Pezão.
Outro apelo é que os proprietários de veículos do centro da cidade e bairros adjacentes os deixem em casa, para que os serviços de limpeza possam atuar mais rapidamente e restabelecer a normalidade o mais breve possível.  

Um comentário:

  1. Amanda,

    Me chamo Lino Mainar de Medeiros, nasci na Paraíba em Campina Grande, se voce tiver o sobrenome Medeiros, solicito entrar em contato comigo através do e-mail linomainar@hotmail.com.

    ResponderExcluir