Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Prefeito recebe ministro do Trabalho

Medidas para aquecer economia foram anunciadas

O prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto recebeu nesta segunda-feira, 14, em seu gabinete, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que veio a Nova Friburgo, em companhia do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, anunciar as medidas tomadas pelo ministério em auxílio ao município.

Em reunião com o ministro, Dermeval enumerou as necessidades imediatas dos friburguenses e elegeu como prioridade a manutenção da oferta de trabalho e o apoio aos empreendedores, para que não haja na cidade, em função da tragédia, um esvaziamento do setor econômico.

Lupi listou as ações emergenciais já disponibilizadas aos municípios atingidos pelas chuvas, como a liberação de recursos em torno de R$ 15 milhões para qualificação profissional, por meio do Programa Projovem Trabalhador, que prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

O ministro também sugeriu a criação de núcleos de Economia Solidária, com a formação de espaços para venda de produtos da economia local, além da realização de cursos de qualificação profissional, assistência técnica e apoio a agentes comunitários.

Outras medidas foram anunciadas, como a prorrogação por até dois meses do seguro-desemprego e a concessão do bolsa qualificação, que mantém o contrato de trabalho e permite ao trabalhador receber até cinco parcelas de salários enquanto participa de cursos técnicos.

Participaram da reunião, além do prefeito e do vice-governador, o deputado federal Glauber Braga, o deputado estadual Rogério Cabral, além do suplente de senador, Olney Botelho, dos vereadores Luciano Faria, Pierre Moraes e Sérgio Xavier e dos secretários municipais.

Depois do encontro no gabinete, o prefeito e o ministro seguiram para visitas a sindicatos e empresas atingidas pela destruição do dia 12. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário