O Caminhão da Saúde – como ficou conhecida a carreta da campanha contra a hanseníase que percorreu o país ao longo de 2010 – vai se engajar no apoio às vítimas das chuvas na Região Serrana. O caminhão – equipado com cinco ambulatórios e um laboratório para diagnóstico imediato de hanseníase – chega hoje (28/01), por volta das 16h, na base do Ministério da Saúde em Nova Friburgo. A iniciativa conjunta é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Novartis, Riosolidário, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde.
O objetivo é dar auxílio às ações do Ministério da Saúde junto às vítimas encaminhadas para os abrigos das cidades mais castigadas pelas enchentes. O caminhão levará profissionais de saúde até essa população, com o atendimento no próprio veículo.
“A carreta estava em reforma em Recife, mas, frente à tragédia da Região Serrana, a determinação do MORHAN e da Novartis foi antecipar o término da reforma e adiar as campanhas de hanseníase que aconteceriam no Rio Grande do Norte. Até a chegada da carreta, o Ministério da Saúde, no ‘escritório da crise’ em Nova Friburgo, fará o planejamento das atividades, do fluxo e dos locais em que a carreta dará apoio aos municípios, a partir de Friburgo”, explica o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Moreira de Souza.
Site: http://www.morhan.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário