Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeito interino e secretários visitam locais atingidos pelas chuvas e escutam moradores

O prefeito interino Sergio Xavier, acompanhado dos secretários de Governo, José Ricardo, de Planejamento, Olney Botelho, e do coordenador da Defesa Civil, cel. Roberto Robadey, foi ver de perto o transtorno vivido pelas diversas comunidades atingidas pela tragédia de janeiro. O objetivo da visita aos locais mais afetados, realizada na segunda-feira, 28, era o de tomar ciência da evolução dos estragos causados e escutar as solicitações dos moradores.

Ao longo do percurso, que passou por Varginha, Alto do Mozer, Suspiro, Uerj, Duas Pedras e Córrego D'antas, houve um diálogo aberto com a comunidade. O prefeito e os secretários anotaram todas as solicitações, marcaram reuniões com Associações de Moradores e conversaram com os engenheiros das empreiteiras que trabalham nos pontos de destruição.

Encontro com a comunidade

A troca de informações entre o poder público e a sociedade que ainda sofre com os desdobramentos da enxurrada resultou em um entendimento compartilhado por ambos: Nova Friburgo precisa de obras emergenciais. Ao anseio dos friburguenses, Sergio Xavier respondeu que a prefeitura se movimenta unicamente em torno da reconstrução da cidade e tem dos secretários e dos funcionários dedicação total na busca pelos recursos necessários.

- O prefeito está trabalhando, o secretariado também; todos estamos imbuídos do mesmo desejo de reconstruir o município. Mas para isso acontecer, precisamos concretizar o aporte de verbas dos governos do Estado e Federal. Visitas constantes à Brasília e ao Rio de Janeiro, além de parcerias com órgãos internacionais, estão sendo feitas neste sentido, explicou Sergio Xavier.

O contato in loco com a realidade dura de quem a cada chuva assiste à lama encobrir ruas, ameaçar casas e provocar inundações, sensibilizou ainda mais as autoridades, que, de acordo com o secretário de Governo, "investem todos os seus esforços e competências no objetivo comum a todo friburguense ansioso em realizar o possível e o impossível para deixar de assistir à agonia constante da cidade".

Relatórios e recursos

Segundo o coordenador da Defesa Civil, cel. Roberto Robadey, o relatório da Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP), que relata as intervenções a serem feitas em encostas, aponta para um orçamento que totaliza R$ 790 milhões em obras de contenção em 244 barreiras de alto risco das 730 analisadas. O prejuízo total já passa de R$ 1,5 bilhão.

Os projetos e levantamentos tanto dos técnicos do Estado quanto do Município, no que concerne às ações de trabalho nos taludes, estão em um relatório de mais de 400 páginas, com detalhamento dos tipos de contenção a serem realizadas. Segundo o secretário de Planejamento, Olney Botelho, a hora é de união na busca por recursos.

- Temos que juntar forças de todos os lados. Não podemos rejeitar ajuda de ninguém. O momento é de trabalhar com os governos estadual e federal para trazer as verbas necessárias. A prefeitura não tem meios autossuficientes para reconstruir a cidade. Precisamos do apoio de esferas superiores e estamos buscando esse apoio incansavelmente, afirmou Olney.

Prefeito interino e secretários visitam locais atingidos e conversam com moradores. (Fotos: Daniel Marcus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário