Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO ENVIARÁ MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO FRIBURGUENSE

Encontro entre secretários Claudia Costin e Marcelo Verly iniciou parceria
 Conforme noticiado na coluna de Ancelmo Gois, no Jornal O Globo do dia 02 de fevereiro, a secretária de Educação da Prefeitura do Rio, Claudia Costin, sensibilizada com a tragédia que se abateu sobre Nova Friburgo, com fortes reflexos na educação municipal, disponibilizou todo material didático desenvolvido por professores da Educação carioca para uso pela Secretaria de Educação friburguense.
As apostilas estão sendo produzidas em parceria com a Ediouro e serão encaminhadas nas próximas semanas, a tempo de serem adotadas já no início do ano letivo, que está previsto para três datas: 21/02, 28/02 e 14/03. O material foi desenvolvido a partir de estudos que comprovam a aceleração da melhoria nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas cidades que adotaram modelos estruturados de ensino, com ênfase nos requisitos do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que é um programa internacional de avaliação comparada de alunos e de sistemas educacionais e será integralmente adotado pela Rede Municipal de Ensino em Nova Friburgo e servirá de base para o ano letivo de 2011, do 1º ao 9º ano.
"A exemplo do grande apoio que temos recebido, não só do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas também do prefeito Eduardo Paes e da secretária Claudia Costin, que já foi ministra da Administração Federal e Reforma do Estado e possui experiência em administração pública e educação, muitos vem nos apoiando de diversas formas ao longo das últimas semanas, contribuindo para superarmos as dificuldades que temos enfrentado e oferecermos qualidade em educação para nossas crianças", declarou Verly.
 Acompanhado dos subsecretários professores Raul Marcos e Larry Busquet, além das professoras Márcia Daflon e Andrea Moraes, Marcelo Verly esteve na Prefeitura do Rio na sexta-feira, 27, quando acertou os detalhes da parceria, através da qual serão enviadas para Nova Friburgo mais de 17 mil apostilas, desenvolvidas pela Educação carioca sem direitos autorais, de forma a permitir, com maior facilidade, sua disseminação para outros municípios. Nova Friburgo é o primeiro município do interior a adotar o modelo e ao longo do primeiro ano de implantação serão feitos ajustes para a realidade local.

2 comentários:

  1. Tinha uma mulher hoje na rua falando ao celular, ela dizia que a Deesa Civil estava alertando que estava vindo muita chuva pra cá. Isso procede???

    ResponderExcluir
  2. Caro Governador Sérgio Cabral,

    Venho por meio desta externar meu agradecimento e também meu lamento! Agradeço imensamente em nome de meus conterrâneos pela atenção carinhosa prestada a todos os friburguenses neste momento de pesar e de reconstrução; agradeço ao carinho e à acolhida laboriosa do Sr. Vice-governador ‘Pezão’ que, por estes dias difíceis, esteve particularmente presente entre nós. Mas, diante de todas as calamidades que sofremos, lamento muito a insensibilidade da secretaria de educação do Rio de Janeiro que, numa atitude autoritária, não se dispôs sequer a escutar seus diretores e coordenadores, impondo o retorno às aulas para o próximo dia 07 de fevereiro, ignorando completamente a realidade de nossa região.
    Gostaria ainda de manifestar minha confusão diante de tamanha incoerência do governo estadual que, ao meu ver, parece não estar falando a mesma língua, visto que os senhores, sabendo de nossa atual realidade, permitem que nossas crianças se arrisquem a estudar em escolas que estão em regiões de verdadeiro grau de periculosidade, com máquinas cavando buracos em ruas intransitáveis devido a queda de barreiras, e a verdadeiras crateras abertas ao ar livre. Peço humildemente que reconsidere a data prevista para o início deste ano letivo que, acredito, é muito esperado por todos nós educandos e educadores, visto que a ninguém interessa o retardo do início das aulas, pois, sabemos que certamente os maiores prejudicados seremos nós.

    Atenciosamente,

    Leandro Alves Soares – Professor

    ResponderExcluir