Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nova Friburgo terá Núcleo de Pesquisas

O deputado federal, Glauber Braga, esteve reunido na sexta-feira, 25, com o prefeito Dermeval Neto, para garantir o empenho de seu gabinete em Brasília pela reconstrução da cidade, no que tange à liberação de recursos para o município e a empresas danificadas, auxiliando nas negociações com o BNDES.
Glauber também informou ao prefeito sobre a instalação do Núcleo de Emergência do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas do Estado (Ceperj), que montará sede no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - Nova Friburgo), em Conselheiro Paulino, durante 90 dias.
Segundo o diretor do Ceperj, professor Epitácio Brunet, o núcleo fará um mapeamento georeferenciado (com localização territorial) dos indicadores econômicos, ambientais e institucionais do município durante o período anterior e posterior à tragédia do dia 12 de janeiro. O estudo pretende revelar a evolução histórica de Nova Friburgo nos últimos dez anos e as projeções de reconstrução para o futuro. 
Esse levantamento efetuado pelo Centro de Pesquisas servirá como base de dados para comparativos entre as duas realidades de Nova Friburgo, antes e depois da catástrofe, a fim de proporcionar ferramentas concretas aos órgãos responsáveis pela reestruturação da cidade.   

Núcleo permanente

O prefeito enviará à Câmara Municipal projeto de lei para criação de um núcleo de estudos permanente em Nova Friburgo, para realizar o monitoramento da evolução de Nova Friburgo durante os próximos anos, a fim de possibilitar aos próximos governos um banco de informações capaz de projetar a cidade em bases seguras.
Durante os 90 dias de estadia do Ceperj em Nova Friburgo, os funcionários do órgão farão a capacitação de técnicos da prefeitura para a continuidade do projeto de diagnóstico do município. Após esse período, visitas assistenciais serão feitas ao núcleo para apoio aos novos pesquisadores.  
Dermeval Neto, Glauber Braga e professor Epitácio Brunet
Foto - Daniel Marcus

Nenhum comentário:

Postar um comentário