Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Limpa Rio chega a Córrego D'Antas

Desassoreamento do rio será prioridade

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Programa 'Limpa Rio' chega na próxima semana ao Córrego D´Antas, em Nova Friburgo. O córrego vai passar por obras de desassoreamento e limpeza para permitir a retomada da normalidade em uma das áreas mais atingidas pela enchente de janeiro. O trabalho será realizado por uma força-tarefa que envolve também a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) e a Prefeitura de Nova Friburgo.
                                                                                   Fotos - Daniel Marcus
Além da atuação do Limpa Rio, o Inea está realizando estudos técnicos que vão embasar a futura implantação de um parque fluvial ao longo das margens do Córrego D´Antas. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, o córrego terá sua faixa marginal de proteção de até 30 metros redefinida, conforme as alterações feitas em seu curso por conta dos deslizamentos de terra ocorridos em janeiro. Os estudos estão previstos para terminar no início do segundo semestre.

Além do Córrego D´Antas, os técnicos do Inea também estão percorrendo o vale do Rio Grande, na zona rural do município, onde também estão previstas obras de dragagem e demarcação da faixa marginal de proteção. No Rio Bengalas, que corta o centro da cidade e é todo canalizado, serão feitas obras localizadas de recuperação dos taludes das margens.

5 comentários:

  1. Haverá dragagem do bengalas também? Seria super importante uma vez que o rio está cheio de lama, areia e entulhos trazidos pela enchente e além do mais, agora com o esgoto encanado manteria o rio limpo.

    ResponderExcluir
  2. O rio bengalas vai ser todo murado?
    Entre Duas pedras e prado, vai ficar como está?
    A avenida governador Roberto silveira ao longo do tempo vem sendo alargada e com isso o Rio bengalas está literalmente comendo as casas, é porque os terrenos ali em Duas Pedras já não existe mais, e não adianta falar que o povo constroi na beira do Rio porque na casa da minha mãe que mora ali a mais de 50 anos, sobrava 14 metros de terreno que hoje já foi engolido pelo rio e agora já engoliu a metade da casa, temos planta e documentos, e ai como é que fica? no centro da cidade pode consttruir as margens do rio, mas os pobres não pode, veja exemplos do forum, energisa, maurição automóveis,hotel bela vista, posto de gasolina e etc. etc. e etc... por que isso? socorro queremos o Rio bengalas murado em toda a sua estenção e vamos parar com esse papo de chove não molha porque o povo não é burro! estrada de contorno já!
    Jesa Nideck

    ResponderExcluir
  3. O que mais parece é que o poder público fez uma armadilha cruel, muraram o rio em Olaria ,centro e finalzinho de conselheiro e ai aumentou a velocidade ferozmente e destrutivamente entre Duas Pedras e Prado. Por Que? Isso mais me parece uma armadilha para tocar o povo dali e depois é só culpar a natureza! Que coisa feia! Não sei se a culpa é da Prefeitura, do Estado ou do Gov. Federal o que voces não podem é culpar o povo!

    ResponderExcluir
  4. Agora com essa desastrosa enchente ali na avenida dos Gov. Roberto Silveira depois do Curral do Sol as máquinas estavam jogando toda terra na beira do rio denovo e com isso repetindo todo os erros do passado, afinal os carros tem que ter espaço de sobra e os moradores do lado de cá é que se danem, tenho vídeo provando absurdo, depois dizem que são os trabalhadores que já moram ali a mais de 50 anos que contruiram dentro do rio.
    Jesa Nideck

    ResponderExcluir
  5. Por favor acabem as obras do Rio Bengalas por completo, e não vamos inventar mais modas nem obras que com certeza ficarão inacabadas tambem, vamos terminar primeiro aquilo que foi prometido que já vai melhorar e muito a vida de muita gente, depois sim façam ciclovia, parquinho etc..
    o que não dá é continuar enganando o povo, é e tenham cuidado pra esse dinheiro não ir parar dentro e fora de algum museu da globo!
    Jesa Nideck

    ResponderExcluir