Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cirandeiros da Infância

Projeto é oferecido gratuitamente a professores da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, está recebendo de presente o “Projeto Cirandeiros da Infância”, que integra o Prêmio “Interações Estéticas em Pontos de Cultura”, da Funarte, fruto de uma semente lançada pela professora e artista Mariane Canella. 
Durante três meses, gratuitamente, os professores da rede municipal de ensino poderão participar das oficinas, que tem como objetivo resgatar as tradicionais brincadeiras e cantigas em roda através de jogos, brincadeiras e cantigas. Os professores de Educação Infantil e 1º Segmento do Ensino Fundamental são o público alvo, sendo que a prioridade de vagas é reservada também aos estudantes do último ano do Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação de Nova Friburgo. 
Segundo Mariane, as atividades são fundamentais para o resgate da autoestima e dos valores da infância como fatores de motivação e integração. “Vivências bonitas e descontraídas em grupo que deverão se multiplicar rapidamente entre as crianças da cidade, visto que uma das propostas é a utilização de novas ferramentas de trabalho na prática escolar”, comenta Mariane ressaltando a importância das parcerias com a Secretaria de Cultura (Oficina Escola de Artes - Ponto de Cultura) e Secretaria de Educação (Projeto Música nas Escolas).
Os interessados ainda podem se inscrever, embora o projeto tenha iniciado na semana passada. Há duas opções de horários para participar das oficinas: quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, ou sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, na Oficina Escola, centro de Nova Friburgo. As pré-inscrições tanto podem ser feitas na própria Oficina Escola, na Secretaria do Ienf, na Secretaria de Educação (com Solange) ou diretamente com as promotoras da Oficina: Mariane Canella (9279-6867) / nanicanella@ig.com.br  ou Janaina Gralato 8124-8724.

Dia do Circo, Teatro e Grafite

Os integrantes das oficinas “Cirandeiros da Infância” começarão o trabalho de multiplicação das rodas infantis participando do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em comemoração ao Dia Nacional do Circo, Dia Mundial do Teatro e Dia do Grafite - 27 de março, sendo que em Nova Friburgo o evento será na próxima quarta-feira, dia 30, às 14h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Na ocasião haverá diversas apresentações artísticas, com palhaços, teatro, música e artistas circenses, além das brincadeiras em rodas. Esta data também marcará o encerramento das inscrições para as atividades da Oficina Escola, que oferece diversos cursos gratuitos à população. Informações sobre as oficinas da Oeanf pelo telefone (22)2533-1312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário