Pesquisar neste blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DERMEVAL E PREFEITOS DA REGIÃO SERRANA EM BRASÍLIA

Autoridades se reuniram com ministros durante dois dias
Em apenas dois dias (15 e 16), o prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, participou de 10 encontros em Brasília com ministros, parlamentares e entidades internacionais. Na pauta, projetos para os locais atingidos pela tragédia do dia 12 de janeiro e a busca de apoio para o fomento do turismo e desenvolvimento econômico, além de propostas para investimentos na saúde do município.
A extensa agenda foi articulada pelo senador do PT, Lindberg Farias, e organizada pelo Consórcio Intermunicipal Serra Carioca. Os prefeitos de Petrópolis, Paulo Mustrangi, de Teresópolis, Jorge Mario, o suplente de senador, Olney Botelho e o diretor geral do Consórcio, José Alexandre Almeida, também participaram das reuniões. No primeiro dia, os prefeitos estiveram com o presidente do SEBRAE Nacional, Luiz Barreto Filho, que apresentou os projetos em curso para o atendimento aos empresários da região serrana. As ações estão sendo desenvolvidas pela filial da entidade no Estado do Rio, que recebeu um aporte de R$ 6 milhões para aplicar na recuperação e fomento às empresas atingidas. Ficou decidido que o SEBRAE vai estudar outras formas de apoio à região e incentivar a estruturação do Consórcio Intermunicipal.
Ministério do Turismo anuncia
liberação de recursos à região

Em seguida, no mesmo dia, os prefeitos foram recebidos pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, que de imediato apresentou um plano de ações de auxílio aos municípios, que verificam uma perda significativa na atividade turística e comercial.
O prefeito de Nova Friburgo disse que as informações sobre a devastação inicial causada pelas chuvas foram muito importantes para estimular a solidariedade de todos os brasileiros, mas que com o tempo está se tornando um problema por conta do cancelamento de pacotes turísticos para a região.
Em virtude das perdas no setor, Novais anunciou o empenho do governo federal na recuperação da infraestrutura turística dos municípios afetados pelas chuvas do mês passado. O ministro garantiu que inicialmente os recursos, estimados em R$ 60 milhões, serão destinados à reconstrução de pontes e estradas destruídas pelas enchentes.
O ministro comandará, ainda, esforço de promoção dos atrativos turísticos da região serrana em todo o país e participará da cerimônia de lançamento do inventário turístico local.
Saúde é discutida como
uma das prioridades

Ainda no dia 15, os prefeitos estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O prefeito Dermeval Neto e o suplente de senador Olney Botelho solicitaram o aumento do teto de financiamento da área de saúde para que os municípios possam receber mais recursos para aplicação em atenção básica, média e alta complexidade. A implantação do SAMU 192 regional e investimentos em novas unidades básicas de saúde também estão previstos para acontecer em breve. Outro ponto discutido no encontro foi a construção do Hospital do Câncer em Nova Friburgo, já anunciado pelo ministro em ocasião da entrega das ambulâncias do SAMU aos municípios serranos.
Integração Nacional
Com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, já no segundo dia de encontros, Dermeval e os demais prefeitos solicitaram aporte de recursos para ações de reconstrução de unidades habitacionais, estradas, comércio, agricultura e turismo.
Ficou acertado que o governo do Rio de Janeiro deverá buscar apoio com a presidenta Dilma Rousseff e com a secretária executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, para que se possa fortalecer o apoio e sensibilização do governo federal.
BID e APEX Brasil anunciam apoio

O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID no Brasil), Fernando Carrillo Flórez, instruiu sua equipe para a elaboração de um conjunto de ações prevendo o enquadramento dos municípios atingidos pelas chuvas em linhas especiais de crédito nas áreas de habitação, pavimentação, urbanização de favelas, esgotamento sanitário e turismo. Logo após o carnaval, uma equipe ficará sediada em Teresópolis e fará uma análise de toda a região.
Preocupados com o esvaziamento econômico e turístico que poderá acontecer na região nos próximos meses em função da calamidade, os prefeitos participaram de uma reunião com a diretoria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Recebidos pelo presidente da instituição, Maurício Borges, os prefeitos solicitaram apoio no sentido de se criar uma agenda de desenvolvimento para a região serrana, através da ampliação das exportações e a organização de encontros comerciais com grandes redes de varejo do Brasil, a fim de ampliar o mercado para as empresas estabelecidas nas três cidades serranas.
Ficou decidido que o diretor geral do Consórcio, José Alexandre, apresentará um projeto de um evento itinerante nas três cidades, com exposição dos produtos fabricados, rodadas de negócios e apoio na comercialização. A APEX Brasil além de apoiar o evento, ficará encarregada de trazer os compradores de várias partes do Brasil e também de outros países.
Os prefeitos foram recebidos no final da tarde do dia 16 no Palácio do Planalto pelo ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, que ouviu as solicitações de mais recursos para os bairros atingidos e a necessidade de se iniciar o quanto antes as obras de reconstrução. O ministro informou que todos os esforços estão sendo realizados pelo Governo Federal para o atendimento aos municípios e que a presidenta Dilma vem se reunindo quase que diariamente com sua equipe para a busca de soluções e liberação de recursos.
Agenda cheia em Brasilia deve agilizar processo de reconstrução da Região Serrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário