Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CUIDADOS CONTRA LEPTOSPIROSE

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) lembra que não existe vacina contra leptospirose e alerta aos moradores das localidades atingidas por enchentes na Região Serrana fluminense que tiveram contato com a água das chuvas para permanecer atentos quanto ao surgimento de sintomas de doenças que vem após as inundações, entre elas a leptospirose e as diarréias. Os primeiros sintomas podem aparecer até 30 dias depois do contato com a enchente.
A leptospirose é tratável, mas é importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes. A doença infecciosa é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes, e qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A bactéria penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
 O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Alexandre Chieppe, esclarece que o paciente com leptospirose precisa de acompanhamento médico, por isso, se a pessoa apresentar os sintomas deve procurar um serviço de saúde.
 - Os sintomas mais freqüentes - febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente na batata-da-perna - podem ser confundidos com os de outras doenças, como a gripe. Mas também pode ocorrer icterícia, coloração amarelada da pele e das mucosas – explica o superintendente.
 Chieppe lembra ainda que moradores que tiveram suas residências tomadas pelas águas da enchente devem lavar e desinfetar o chão, paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas, com uma mistura de água sanitária e água (quatro xícaras de café de água sanitária para cada 20 litros de água). Depois, tudo deve ser enxaguado com água limpa. Já o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. A caixa d’água também deve ser limpa e desinfetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário