Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COMEÇA OBRA DO NOVO IML

Prefeitura aprova planta e obra do novo IML já começou

Autoridades se reuniram hoje, 18, na sede da Prefeitura de Nova Friburgo, para determinar a construção de um novo Instituto Médico Legal, atualmente denominado Posto Regional de Polícia Técnica-Cientifica (PRPTC), nas dependências do 11º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O Juiz de Direito Dr. Paulo Vagner Guimarães Pena; o Promotor de Justiça, Carlos Augusto Coelho de Andrade; o vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos; e o Prefeito de Nova Friburgo em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto; além do Procurador Geral da Prefeitura, Hamilton Sampaio da Silva, consideraram que, independente da calamidade pública em que o município se encontra, a cidade precisa de um novo espaço. Segundo o Procurador Geral, a planta do novo PRPTC foi imediatamente aprovada e as obras já foram iniciadas.

IML Cordoeira

Na manhã de terça-feira, 17, foi realizada visita às dependências do IML, no Cordoeira, que havia sido interditado por determinação judicial desde o ano passado. Estiveram no local o Promotor de Justiça, membros do Ministério Público; o diretor do IML-NF, Dr. Márcio Horwacz; e representantes do IMLAP-Capital, e da funerária Organização de Serviços e Assistência Funeral Ltda.

Considerando a perspectiva de diminuição gradual do número de cadáveres levado ao Ienf e passado o período emergencial crítico, foi aconselhado, ainda que de forma provisória, após adaptações mínimas indispensáveis, a reaburta do IML do Cordoeira.

Para voltar a funcionar, será necessário o conserto de seis câmaras frigoríficas, funcionando à temperatura de -2ºC, e instalação de Estação de Tratamento de Efluentes com, pelo menos, fossa e dois filtros, além de condições para posterior armazenamento do material gerado pela Ete em bombonas a serem transportadas e levadas ao aterro da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), com licença para o recebimento de material hospitalar e equiparado.

O representante legal da Organização de Serviços e Assistência Funeral (Orsaf), Márcio da Silva Branco, dispôs-se a promover e arcar com os custos do conserto e manutenção de todo o aparato necessário em um prazo máximo de 30 dias, para atender a demanda até que o novo Posto Regional esteja pronto.
O diretor do IML esclareceu durante a visita que até que esteja funcionando a Ete com fossa e dois filtros e consertadas as câmaras frigoríficas, não será possível a realização de necropsias, ainda que de forma provisória. No IML do Cordoeira, e o número diário de corpos recebidos não pode ultrapassar de dez.

Desde o dia 13, não só o IML está funcionando provisoriamente no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), mas a Polícia, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário, onde estão sendo feitos o trabalho de identificação papiloscópica do cadáver e retirada de tecido ósseo, para posterior identificação, com imediata inumação ante o avançado estado de decomposição que os corpos chegam diariamente ao local.

3 comentários:

  1. Pelo amor de Deus...Tem mtos moradores ali perto !!Não reabram IML do centro(início da Cordoera),façam o do espaço do Batalhão da PM!!!É um absurdo continuar com aquele cheiro e condições inadequadas para corpos...Ali tem pessoas morando bem lado!!REFLITAM!!!

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR NÃO REABRAM,SERÁ QUE NÃO EXISTE UMA LEI PARA QUE O IML DO CENTRO NÃO SEJA REABETO???É INSALUBRE,TEM MORADORES ALI AO LADO, NÃO É SÓ SAF E PAF NÃO!!!!JÁ NÃO BASTA A CAPELA E CEMITÉRIO???ESSA OBRA DO IML NO BATALHÃO DA PM JÁ ERA PRA TER ACONTECIDO FAZ TEMPO,AS AUTORIDADES SABEM DISSO!LÁ TERIAM TODAS AS CONDIÇÕES PARA EXAMES TODO PROCEDIMENTO COM CORPOS!!!VAMOS FAZER UMA NOVA FRIBURGO DE VERDADE E NÃO MAQUILAGEM!!!!

    ResponderExcluir
  3. Peço ENCARECIDAMENTE que o IML Cordoeira NÃO SEJA REABERTO.
    As autoridades precisam entender que aquela é uma área de moradores e uma via pública. Sempre houveram reclamações durante o funcionamento do IML, e a notícia de sua recente interdição foi recebida como uma grande vitória.
    Não permitam agora que os moradores fracassem diante da possível reabertura do IML, sob pretexto de acordos e adaptações. A prática nunca é seguida como na teoria, e a população dali continuará desfavorecida diante das condições inadequadas, sempre que a quantidade de corpos exceder ou quando forem mantidos por muito tempo.
    Como já mencionado, o IML deve funcionar apenas nas dependências do Batalhão da PM.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir