Um final de tarde cheio de novidades na Prefeitura de Nova Friburgo na segunda-feira, 21. Além do lançamento do livro “Manual do Consumidor”, de autoria do gerente do Procon/NF, o advogado Carlos Alberto Braga, o prefeito em exercício, Dermeval Barbosa Moreira Neto, transmitiu o cargo ao presidente da Câmara, o vereador Sergio Xavier, em função de uma pausa em suas atividades, por dez dias, para descansar um pouco.
Dermeval, amigo particular de Carlos Braga, elogiou o “Manual do Consumidor” elaborado com base nas perguntas feitas pelos consumidores no dia a dia do órgão e pelo seu acabamento. “Não é um manual, é um livro. E é disso que o povo está precisando. Eu farei uso como consumidor.”, declarou o prefeito.
O gerente do Procon, que considerou o trabalho um desafio, não só para ele, mas para sua equipe de servidores públicos, agradeceu a cada um que trabalhou na formatação da edição. “A ideia já existia e recebi força de colegas como Hamilton Sampaio e Julio Azambuja, sem falar no Dermeval, que me deu força para continuar no projeto. Identificamos carência de respostas para questões do dia a dia. O livro não será vendido. Nas comunidades mais carentes, o manual será distribuído gratuitamente. O consumidor poderá adquiri-lo trocando por um pacote de fralda descartável ou uma lata de leite em pó. O prefeito definirá com o secretário de Assistência Social para onde irão as doações”, discursou Braga.
Durante o lançamento, o advogado não deixou de agradecer aos apoiadores (Frigodário e Casa Friburgo) e à sua família: a esposa Marta, incentivadora de todos os seus projetos; ao filho Guto Braga, publicitário responsável pela concepção da capa do livro; e sua filha Carla Braga, jornalista, que embora não resida atualmente no Brasil, teria participado da produção. Carlos Braga lembrou, inclusive, um Documentário dirigido por sua filha sobre a trajetória política do avô do Prefeito Dermeval.
Transmissão de cargo
Dermeval Neto, que tem vivido momentos marcantes desde que assumiu a Prefeitura de Nova Friburgo, aproveitou a ocasião para transmitir o cargo ao presidente da Câmara, o vereador Sérgio Xavier, pelo período de 22 a 31 de março, ocasião em que ficará afastado para descansar um pouco.
“Foi com tranqüilidade que dividi esta cadeira com outras autoridades em função da tragédia, e neste momento também. Sei que Sergio dará continuidade. Emociono em lembrar a solidariedade do povo, quando caminhões chegavam e as pessoas ajudavam a Autran a fazer um cordão de isolamento para eles estacionarem. Já conversei com os secretários para ajudar no que for preciso. O secretário de Fazenda, toda manhã estará com ele para informar sobre o que teremos que pagar no dia. Eu recebi o projeto da Fazenda da Laje pronto e estamos dando continuidade. Assim será com Sérgio. Ele vai receber muitas coisas em andamento e dará continuidade enquanto descanso”, esclareceu Dermeval.
Sergio Xavier agradeceu a confiança de Dermeval e disse que caso atitude como esta tivesse sido tomada por governantes anteriores, talvez Nova Friburgo não estivesse passando por algumas situações atualmente. “É um momento importante, histórico. Embora os poderes sejam autônomos, independentes, eles são harmônicos. Ao retirar-se do município, chamar um sucessor para que o município não fique sem comando, é uma prova de que Dermeval deseja um trabalho coeso. Darei continuidade às ações”, destacou Xavier. Já o Vereador Luciano Faria assumiu a presidência da Câmara durante este período em que o vereador Sergio Xavier estiver como prefeito interino de Nova Friburgo.
Depois do lançamento do Manual do Consumidor, prefeito transmite cargo a presidente da Câmara (Fotos: Leonardo Vellozo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário